Superior e dominante, o Vasco goleou o Coritiba por 5 a 1 pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira. Os gols vascaínos foram marcados por Zé Gabriel, Rossi, Vegetti (2) e Gabriel Pec. Sebástian Gomez fez o gol do Coxa. A partida marcou o reencontro do time cruzmaltino com sua torcida em São Januário.
O jogo
A partida foi controlada pelo Vasco desde o início. Nos primeiros minutos, a equipe de Ramón Díaz apostou mais nas jogadas pelos lados e o Coritiba, nos contra-ataques; no início, Marcelino Moreno foi usado como válvula de escape. Ainda assim, foram os cariocas que mandaram no jogo. Aos oito minutos, em cruzamento de Rossi, Zé Gabriel abriu o placar. O time da casa seguiria criando mais chances até os 33 minutos, quando foi a vez de Rossi marcar, com assistência de Payet. O Vasco tinha mais posse de bola e não permitia ao Coritiba chegar: aos 30 minutos, as estatísticas indicavam 60% de posse e sete finalizações para o Cruzmaltino, contra nenhum chute do Coxa. Isso mudou na reta final da primeira etapa, quando os paranaenses chegaram com finalizações de Marcelino, Samaris e Fransérgio, mas sem muito perigo.
+ STJD aplica uma advertência em Ramón Díaz, técnico do Vasco
+ Coritiba anuncia que eleição está adiada até dezembro após reforma no estatuto
A segunda etapa começou com o Coritiba equilibrando a posse, mas logo o Vasco conseguiu o terceiro gol, com Vegetti dominando no peito e chutando sem chances para o goleiro Gabriel Vasconselos: a bola bateu na trave e morreu no fundo do gol. Em ritmo intenso, o Cruzmaltino chegou ao quarto gol aos 17 minutos, novamente com Vegetti, que cabeceou a bola após cruzamento de Lucas Piton para marcar. O time de Ramón ainda exigiria uma grande defesa de Gabriel Vasconselos aos 28 minutos, com Gabriel Pec. O Coxa descontou aos 33 minutos do segundo tempo, com Marcelino Moreno empurrando no meio da área para Sebástian Gomez empurrar ao fundo das redes. O Vasco logo respondeu, com boa jogada de Marlon Gomes pela esquerda e tocando para Gabriel Pec marcar. O Cruzmaltino ainda levou mais perigo até o fim do jogo.
São Januário volta a receber público
O Vasco não jogava com público em São Januário desde 22 de junho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um total de 91 dias turbulentos, marcado por declarações polêmicas de representantes com o Ministério Público, e seis partidas como mandante – sendo que em duas destas, o Cruzmaltino pôde ter público por jogar no Maracanã e no Nilton Santos.
+ PARA SABER MAIS SOBRE O VASCO DA GAMA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE.
Situação na tabela
O Vasco se mantém na 18ª posição, mas sobe para 23 pontos e diminui sua distância para o Bahia, 16º colocado, que tem 25 pontos. Já o Coritiba segue atolado na lanterna com 14 pontos, acumulando sua sexta derrota seguida.
Próximos compromissos
O Vasco volta a campo na próxima segunda (25) para enfrentar o América-MG em jogo atrasado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. no estádio Independência. Já o Coritiba encara o São Paulo no Morumbi, em partida atrasada da 22ª rodada.