Com o empate diante do Cruzeiro, no Mineirão, por 1×1, no último domingo (1), o América pôs fim a uma sequência de duas derrotas consecutivas e voltou a pontuar no Brasileirão. Ainda assim, apesar da boa atuação diante do rival celeste, e de quase conquistar os três pontos, o time alviverde viu a sua probabilidade de rebaixamento aumentar.
A vitória do Santos diante do Vasco e o fato de não vencer sua partida, foram fatores determinantes para o aumento desta estatística. Agora, o Coelho está oito pontos atrás do primeiro time fora do Z4, o Vasco. O time mineiro somou 18 pontos na competição, contra 26 somados pelos cariocas.
De acordo com o Departamento de Estatística e Matemática da UFMG, o América tem 95,1% de chance de ser rebaixado à Série B nacional. Este número é 0,5% maior que o revelado no último estudo feito pelo Departamento, quando apontava 94,6% de chance de queda. Para efeito de comparação, outras equipes que vivem a mesma situação do Coelhão também possuem números preocupantes. O Coritiba, lanterna do campeonato, possui 95% de chance de ser rebaixado, o Bahia, 18º colocado, possui 54,3% de chance de descenso, e o Goiás, que atualmente é o 17º, tem 31,4% de chance de ser rebaixado.
- Michael Chandler faz revelação sobre derrota para Charles do Bronx: “Maior dor da minha vida”
- Atuações ENM: Vasco perde terceiro jogo seguido e torcida protesta; veja as notas
- Internacional vence o Vasco em São Januário e se mantém no G-5 do Brasileiro
- Santa Cruz lança camisa em homenagem ao Dia da Consciência Negra
- Série A se torna a primeira liga europeia à aderir a janela de transferências para o Mundial
O que deixa a diretoria, comissão técnica e jogadores esperançosos, é que o América vem fazendo um segundo turno de recuperação, e atualmente possui a 11ª melhor campanha do returno, com oito pontos somados em 18 possíveis. No geral, a campanha dessa segunda parte do campeonato é de 6 jogos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, e um aproveitamento de 44,4% dos pontos.
Para escapar da degola, a “régua de corte” está entre 44 e 45 pontos, uma vez que atualmente a probabilidade de uma equipe ser rebaixada com uma dessas pontuações, é de 7,1% e 2,1%, respectivamente.
Sendo assim, o América precisaria de, no mínimo, somar mais 26 pontos dos 39 ainda em disputa. E buscando realizar esta recuperação histórica, o alviverde já volta suas atenções para o próximo duelo já no próximo domingo (8), às 18:30h (de Brasília), contra o Fortaleza, na Arena Castelão.
Para saber mais sobre o América, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.