Depois de anos de crise e rebaixamentos, as categorias de base do Paraná Clube estão cumprindo um papel importante na reestruturação do clube para os próximos anos. Isso porque, a categoria Sub-20 revelou oito jogadores que foram promovidos ao time principal em 2023. Além de ter sete jogadores do Sub-17 que atuam pelo sub-20, e mais um do sub-15 que atua pelo sub-17.
Para Ewerton Blittes de Paula, que é Gerente de Futebol de base do clube e trabalha com a Doria Sports, empresa que gere a base do Paraná, com o trabalho feito durante a gestão da empresa, os atletas tendem a evoluir ainda mais e fazer parte do elenco principal da equipe para a próxima temporada.
– Revelamos bons valores desde que estamos aqui, e acredito que conseguimos organizar bem todas as categorias, desde o sub-14, para chegarem até o sub-20 prontos para jogar, como foi o caso de oito dos nossos atletas que já foram integrados ao time principal.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Ao todo, foram 66 jogos oficiais entre o Sul-Brasileiro e Campeonato Paranaense, das categorias sub-14 até sub-20, e o Tricolor da Vila acumulou números positivos. Foram 36 vitórias, 20 empates e apenas 10 derrotas. Foram 123 gols marcados no período, com 58 gols sofridos.
Agora, o Paraná se prepara para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano. Ewerton entende que a equipe tem toda a estrutura para começar a próxima temporada no mesmo ritmo de 2023, contribuindo para o time profissional.
– A função da base é revelar bons frutos para o time principal e acho que estamos cumprindo bem esse papel. Temos muitos meninos incríveis por aqui e tenho certeza de que aos poucos vamos gerando oportunidades para todos, aos poucos, trabalhando não só a parte física como também a emocional de cada jogador, pois sabemos que muitos se sentem pressionados e isso pode afetar o desempenho. Revelamos muitos jogadores e temos potencial para seguir nesse ritmo. Finaliza o diretor.