Acabou o que era doce! Mais uma edição de Jogos Pan-Americanos terminou. Na noite deste domingo (5), foi realizada a Cerimônia de Encerramento do Pan-Americano de Santiago 2023, no Chile. Uma edição histórica, principalmente para o Brasil, que terminou em segundo lugar no quadro de medalhas.
A Cerimônia contou com o hino do Chile sendo cantado a capella e a banda acompanhando com os instrumentos. Todos cantaram no Estádio Nacional de Santiago. No telão, passou grandes momentos dos atletas nos jogos.
LEIA MAIS
+ Brasil fecha os Jogos Pan-Americanos com recorde de medalhas; veja o quadro final
Num clima festivo e com a DJ Yeimy Navarro comandando o som, os atletas representando seus países entraram segurando suas respectivas bandeiras, como foi na cerimônia de abertura. Hugo Calderano, ouro no Tênis de Mesa e Nicole da Ginástica Ritmica representaram o Time Brasil, trazendo a bandeira do país.
O Chile também trouxe nas apresentações, detalhes como danças tradicionais, a fauna do país, em especial, através das aves, das belezas naturais e a arte do Chile presente. O grupo musical Inti-Illimani Histórico animou a galera no palco, com muitas flores e artigos coloridos. Teve também uma grande homenagem para os Voluntários que fizeram parte do Pan, que sem eles, o evento não teria acontecido.
Jaime Pizarro, do Ministro do Esporte do Chile, agradeceu a todos e declarou: ‘Vocês são um orgulho para milhões de jovens do Chile e da América’. Neven Iuc, Presidente da Panam Sports agradeceu aos atletas: ‘Eu aplaudo todos vocês, obrigado a todos os atletas da América e do Chile’.
O momento mais simbólico é o passamento de bastão para a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, de Santiago, no Chile, para Barranquilla, na Colômbia em 2027. A homenagem contou com o hino da Colômbia e apresentação musical e artística do próximo país sede.
E para encerrar, o apagamento da Pira Pan-Americana. E só será novamente acessa em 2027, na Colômbia.
+ Para saber tudo sobre o Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
BRASIL NOS JOGOS PAN-AMERICANOS
Foi uma edição histórica para o Time Brasil, tanto de medalhas no total, como em conquistas de ouro. O Brasil se despediu da edição com a melhor campanha de sua história, batendo o recorde de medalhas com 205 e o de número de ouros, com 66. E terminou na segunda colocação no quadro geral de medalhas, deixando para trás, México e Canadá.