O Cuiabá vive bom momento no Campeonato Brasileiro, nos últimos 3 jogos a equipe Auriverde conquistou duas vitórias e um empate. Esses resultados trazem à tona o novo esquema tático do Dourado. Anterior à nova formação, o time Mato-Grossense acumulava duas derrotas e apenas um triunfo nos 3 confrontos disputados.
A implementação do novo esquema tático ocorreu na 32° rodada, na partida contra o Santos. Na ocasião, o Cuiabá adentrou o campo com 3 zagueiros, diferentemente do usual. Ainda, o Dourado apresentou uma mudança de posição nos atletas Clayson e Jonathan Cafú, os quais passaram a desempenhar as funções de meias abertos pela esquerda e direita, respectivamente. Dessa forma, a nova adição defensiva e alteração nos pontas caracterizou a utilização de um 5-4-1.
+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro Série A, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
Além disso, o Cuiabá vem apresentando variações dessa formação. Na 33° rodada, no confronto contra o Bahia, o clube Mato-Grossense abandonou a linha defensiva de 5 jogadores, promovendo seus laterais à alas. E, também, a partida contou com a volta de Clayson e Jonathan Cafu como ponteiros da equipe. Em conjunto, a disputa dispôs da aproximação de Deyverson à zona medial de seu time, atuando como um pivô para os contragolpes. Apesar da alteração, os Auriverdes permaneceram com os três zagueiros. Com isso, o esquema tático do Dourado ficou desenhado em um 3-4-3. Na última rodada (34°), a equipe Mato-Grossense manteve a formação utilizada contra o Bahia.
O Cuiabá também evidencia reformulações táticas com a bola rolando, sendo essas em situações ofensivas ou defensivas. O principal remodelamento ocorre quando a equipe está em transição da defesa para o ataque. Na situação, Jonathan Cafú forma uma dupla de ataque com Deyverson, enquanto Clayson permanece na zona medial, sendo o fator de velocidade no meio campo Auriverde.
Dessa forma, com uma nova maneira de jogar, o Dourado tem conquistado resultados positivos, os quais caracterizam o bom momento vivido. Essa boa fase também permitiu ao Cuiabá a concretização de sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro e a chance de uma vaga na Copa Sul-Americana.