É verdade que o São Paulo não faz um grande Campeonato Brasileiro. Tendo focado na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o Tricolor tem uma campanha discreta na competição, chegando até a flertar com o Z-4 em certos momentos. Apesar disso, alguns números mostram que nem tudo que foi feito no Brasileirão merece ser jogado fora.
Uma dessas estatísticas é a de inversões de bola. Ela acontece quando um jogador pega a bola de um lado do campo e a lança para o outro lado rapidamente. A aglomeração de jogadores no lado em que a bola está dificulta a jogo, e a inversão de bola para um companheiro melhor posicionado é uma alternativa para prosseguir com o ataque.
As inversões de bola viraram uma marca registrada do clube paulista desde a chegada de Dorival Júnior. Essa jogada, ao longo de 2023, tem procurado explorar um jogador são-paulino em especial: Caio Paulista.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Depois de jogar boa parte da carreira como atacante, ele se reinventou no time do Morumbi como um lateral extremamente ofensivo. As inversões de bola para Caio buscam o deixar em situações de 1 contra 1, onde ele pode abusar de sua velocidade e dribles para atormentar o adversário.
De acordo com Guilherme Mirra, da Dados Opta, o São Paulo é o time que mais tenta e mais acerta inversões de bola na Série A do Brasileirão. São 213 inversões tentadas e 171 acertadas. Para se ter uma dimensão da superioridade Tricolor nesse quesito, a diferença de tentativas para o 2° colocado Palmeiras (48) é maior que a diferença do próprio Palmeiras em relação ao 13° colocado (46).
Wellington Rato é o líder de tentativas no elenco (35). Entre os que tentaram a jogada ao menos 15 vezes, Luciano é quem possui o maior aproveitamento (91%). Outro jogador que vem se destacando nesse tipo de lance é o meio-campista Alisson, sendo o único do elenco a ter tentado inverter a jogada mais de 10 vezes (13) e ter acertado em 100% das ocasiões.