Atlético-GO e Guarani se enfrentaram no Estádio Antônio Accioly, às 17h, pela última rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O Dragão venceu por 3×0 e carimbou o acesso para a elite do futebol brasileiro em 2024.
O JOGO
O Atlético-GO recebeu o Guarani, em casa, com chances de acesso. Para chegar à série A, o time goiano precisava vencer sua partida e torcer por um tropeço do Juventude ou do Vila Nova.
No primeiro tempo o Dragão começou melhor, mas não levou tanto perigo ao gol do Guarani, apesar das 11 finalizações. Mais de 12mil torcedores estavam presentes no estádio, apoiando o time em busca de mais um acesso.
Aos 34 minutos, Iago, atacante do Guarani, fez falta dura e foi expulso com cartão vermelho direto. Com isso, o jogo que já era difícil para o Bugre, ficou ainda mais complicado.
O nervosismo era patente em ambas as equipes e aos 47 minutos, após a bola sair para a lateral, Alix – zagueiro do Dragão – e João Victor – atacante do Guarani – se desentenderam e foram para o chuveiro mais cedo.
Com um a mais o time rubro-negro foi para cima, e aos 49 minutos, Matheus Sales recebeu a bola dentro da área, tirou da defesa e finalizou para fora.
No segundo tempo o técnico Jair Ventura mudou o time, saiu o lateral esquerdo Lucas Esteves para a entrada do meia Dodô. O camisa 20 entrara em campo para mudar o jogo e garantir o acesso do Atlético-GO.
Aos seis minutos da segunda etapa, Shaylon cobrou escanteio pela esquerda, Gabriel Baralhas desviou no meio da área em direção a segunda trave, onde Dodô apareceu sozinho para finalizar e abrir o placar no Estádio Antônio Accioly. 1 a 0 para o Atlético, festa dos mais de 12 mil torcedores presentes.
E não parou por aí, três minutos depois, Dodô recebeu a bola pelo lado esquerdo do ataque e fez um belo lançamento na cabeça de Gustavo Coutinho que fez o segundo gol do Dragão. O artilheiro da Série B ampliou o placar e novamente o estádio explodiu de alegra.
Nos acréscimos do segundo tempo, Matheus Peixoto, que havia entrado no lugar do artilheiro Gustavo Coutinho, recebe cruzamento pela direita e marca o terceiro do time de Campinas. Fim de jogo, 3 a 0 para o Dragão.
Mesmo com o fim da partida os jogadores, comissão técnica e torcida do Atlético-GO não comemoraram, afinal de contas, o Vila Nova ainda estava jogando. No momento o time colorado perdia por 2 a 1 para o ABC, lanterna da competição. Mas logo em seguida receberam a notícia do terceiro gol do time de Natal e puderam, enfim, comemorar o acesso à Série A.