Botafogo

Tiago Nunes comemora vitória com o time reserva e explica seu esquema de jogo

Tiago Nunes durante o jogo do Botafogo

O técnico Tiago Nunes avaliou a atuação da equipe durante uma coletiva de imprensa após a vitória do Botafogo sobre o Bangu

Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo derrotou o Bangu por 2 a 0, na tarde deste sábado, no Estádio Nilton Santos. Os gols do jogo foram marcados por Júnior Santos e Jeffinho, o jogo marcou a segunda vitória da equipe em 2024. Durante sua coletiva de imprensa, o técnico Tiago Nunes avaliou a atuação da equipe, que começou o jogo com  a equipe reserva, o confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Carioca marcou a estreia de jogadores jovens. 

– Fico muito satisfeito com o que foi apresentado hoje. Além de um componente normal, a gente tinha meninos estreando. Kauê fez o primeiro jogo profissional, Jefferson o segundo e mais alguns que pela primeira vez iniciaram. São circunstâncias diferentes e a gente vai dando oportunidade. Vamos ganhando reforços para a temporada. Afirmou, Tiago Nunes. 

Quem entra e se mostra confiante vira reforço para o resto da temporada. Avaliação foi positiva. Criamos o suficiente para fazer mais de dois gols. Bangu é difícil de marcar na construção inicial. Foi um desafio tático para uma equipe que nunca jogou junto e a gente conseguiu dar uma boa resposta – completou o treinador do Botafogo. 

Para o duelo deste sábado, o técnico do Glorioso novamente usou uma linha com três zagueiros, mesmo jogando com a equipe reserva. Ele explicou que esquema é para criar novas alternativas para a temporada que está se iniciando, mas que essa formação não será um padrão a ser seguido. Tiago Nunes também explicou mais uma vez que pretende administrar os próximos jogos do Carioca para a equipe ganhar mais condições físicas e daí ir montando um time ideal. 

– Penso que vamos alternando de acordo com a resposta física. Hoje tínhamos jogadores que jogaram o último jogo ainda com dores musculares e não tinham completado a recuperação para entrar no jogo. 

O técnico também fez questão de explicar como funciona seu esquema tático, que conta com uma linha de três zagueiros, e como essa linha de zaga pode jogar. Tiago Nunes também explicou a construção de jogo do time. 

– Hoje foram dois zagueiros de origem e um volante pelo lado de campo, que facilita a saída. Quando se fala em linha de três, eu posso jogar com um zagueiro, um volante ou um lateral, ou dois laterais e um zagueiro. Existe uma série de oportunidades iniciando o jogo e dentro da própria partida – começou seu explicação. 

– Se pegar na nossa fase de construção, não é com três, e temos criado uma variação para dar repertório para a equipe e ter alternativas na temporada. A linha de quatro ela é bem mais usual, com jogadores mais acostumados. Penso que a linha com três ou com cinco é muito mais complexa de acertar rodagens, pressão, subida de pressão, comportamentos e conexões táticas, que exigem inteligência tática. É uma ferramenta, alternativa, e acho que conseguimos criar situações de gols nesses dois primeiros jogos dessa maneira, além de sermos poucos agredidos. E isso me dá confiança para continuar, mas logicamente vou alternar isso ao longo da temporada e adequar a cada partida – finalizou sua explicação sobre seu esquema tático. 

O próximo jogo do Botafogo pelo Campeonato Carioca, será na próxima quarta-feira (24) diante do Boavista no estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Bacaxá, às 21h30.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo