Campeão do Carioca e da Recopa Carioca Sub-17 em 2021 pelo Gigante, Rafael Paiva retorna ao Vasco, dessa vez para comandar o sub-20. O treinador de 39 anos chega para substituir William Batista no comando da equipe depois do mesmo ter uma passagem relâmpago pela equipe profissional do cruzmaltino.
Antes de ser anunciado pelo clube nesta terça-feira (22), Rafael esteve a frente do Palmeiras, onde conquistou, pelo sub-17, duas vezes a Copa do Brasil, dois Campeonatos Brasileiro e duas Supercopas do Brasil nos anos de 2022 e 2023, além de ganhar o Campeonato Paulista em 2022. Grande parte dos meninos comandados por Paiva no período levou, com outro técnico, o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela equipe Sub-20.
– Fico feliz de voltar ao Vasco, um clube gigantesco que tem feito, ao longo dos últimos anos, um belo trabalho de base. Agora o clube vive uma nova era, com valorização dos atletas e investimento na infraestrutura. Vou trabalhar com alguns atletas que foram campeões comigo na primeira passagem e estou ansioso para ajudá-los a representar bem essa camisa. – Disse após ser apresentado hoje.
Mesmo jovem, o profissional ja tem em seu currículo importantes trabalhos pela Seleção Brasileira de base. Lá, foi auxiliar técnico na disputa da Copa do Mundo Sub-17, realizada na Indonésia, em novembro de 2023.
Rodrigo Dias, Gerente Executivo do Futebol de Base, comentou sobre a contratação bem sucedida por parte da comissão do Vasco.
– Estamos muito felizes com o retorno de Rafael. É uma grande pessoa e um excelente profissional. Vai contribuir bastante na formação de grandes atletas para servir a nossa equipe principal, como a base tem feito na história do Clube. Atletas protagonistas com boa qualidade técnica e coragem. Rafael tem experiência comprovada em diversos Clubes de expressão nas variadas categorias, participando ativamente na formação de atletas de altíssimo nível e conquistando títulos nacionais. Ele fará um excelente trabalho com toda nossa equipe, sendo esta categoria como o último degrau no processo de formação da base na transição dos nossos atletas para nossa equipe principal.