A pouco mais de dois meses da realização do L’Étape Cunha by Tour de France, confirmado para os dias 5 a 7 de abril pela organização, ciclistas estão intensificando os preparativos. Após o bem-sucedido retorno ao município paulista em 2023, a edição de 2024 promete atrair ainda mais participantes e manter o desafiador percurso característico da região, repleto de subidas intermitentes e curvas distintas.
Neste ano, os participantes contarão com toda a estrutura oferecida pela organização, seguindo o estilo das grandes provas europeias, além de garantir segurança desde o primeiro até o último quilômetro. É um ambiente propício para enfrentar as dificuldades do percurso e desmistificar seus desafios.
Fernando Cheles, diretor técnico da prova, destaca que pedalar em Cunha (SP) proporciona uma oportunidade única de estabelecer uma conexão profunda com a bicicleta, aprimorando foco, concentração e técnica durante a pedalada.
“Realmente, o percurso tem uma cobrança técnica e uma avaliação pelos atletas como um dos trajetos que mais exige atenção. É uma prova que não permite momentos sem intensidade, não tem grandes planos, nem grandes retas, que poderiam permitir a formação de pelotões e aquele ciclismo monótono”, explica Cheles.
Para 2024, os participantes do L’Étape Brasil em Cunha poderão escolher entre o percurso curto, com 54 km de estradas fechadas e 1.400 metros de altimetria acumulada, e o trajeto longo, com 110 km e 2.870 metros de altimetria.
As inscrições permanecem abertas no site do L’Étape Brasil.
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais relevantes do ciclismo amador no país, completando dez anos em 2024, com etapas em Cunha (abril), no Rio de Janeiro (junho) e em Campos do Jordão (setembro).
O evento abrange 30 etapas ao redor do mundo, reunindo ciclistas amadores em diversos países, sendo parte integrante do renomado Tour de France, a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, que ocorre ao longo do mês de julho.