O Atlético-GO perdeu, no último domingo (28), o clássico para o Vila Nova pelo placar de 2 x 1 no OBA. O gol de Daniel para o Dragão já no 2º tempo não foi suficiente para evitar a derrota para um dos grandes rivais, que contaram com gols de Alesson e Roberto para vencer a equipe de Jair Ventura e, assim, assumir a liderança do Campeonato Goiano de 2024.
Derrota é “escrita” em nova escalação e sistema de jogo
Porém, mais do que perder para um arquirrival, a partida deixa algumas lições importantes para o Atlético-GO. Optando por uma nova formação, Jair Ventura apostou nas escalações do lateral-esquerdo Igor Ribeiro, do meia Zuleta (no lugar de Rhaldney) e o retorno de Vagner Love ao comando do ataque. Em tese, o Dragão saía do costumeiro 4-3-3 para um 4-42 (com Roni, Baralhas, Shaylon e Zuleta no meio) e Love com Luiz Fernando no ataque.
A nova escalação, entretanto, não surtiu o efeito necessário. O Dragão fez um jogo ruim e cometeu pecados que definiram a vitória em favor do Vila. O primeiro gol do jogo, anotado por Alesson para o Tigrão, é um exemplo disso, já que houve falha de Alix na origem da jogada.
No segundo tempo, as alterações promovidas por Jair Ventura não alteraram o panorama do jogo para o Atlético-GO. Maguinho, Rhaldney, Thayllon e Daniel (fora o gol feito) não foram suficientes para virar o jogo ou até mesmo buscar um empate.
Momento ruim leva reflexões para o Goiano e sequência de temporada difícil
Ainda que esteja em início de temporada, o Atlético-GO já passa por um momento turbulento. São três jogos consecutivos sem vitória e duas derrotas seguidas, o que deixa o recorte mais preocupante. Neste momento, o Dragão é apenas o 8º colocado na tabela do Campeonato Goiano. Com 4 pontos, o time está há cinco de distância do Vila, que assumiu a liderança com a vitória no clássico. Ou seja: hoje, o time está lutando para se manter no G-8 e tem dificuldades de escalar a classificação.
E o perigo de sair da zona dos classificados ao mata-mata pode ficar evidente na quinta-feira (1). Isso porque o Atlético-GO tem um duelo direto com o Anápolis, no Antônio Accioly, às 19h30. O próximo rival tem os mesmos quatro pontos do Dragão, mas perde nos critérios de desempate e, por isso, é o 9º colocado. Porém, se vencer, será mais um a ultrapassar a equipe de Jair Ventura.
Ainda há muito tempo para reagir. Porém, até aqui, o desempenho e os resultados do Atlético-GO são muito pouco para um time que se reforçou, é apontado como o grande candidato ao título do Campeonato Goiano de 2024 e será o representante estadual no Brasileirão da Série A.