O Flamengo de Tite venceu o Fluminese de Diniz no primeiro duelo entre os dois últimos treinadores da seleção brasileira, pelo Campeonato Carioca. Com gol e assistência de Pedro, o Rubro-Negro levou a melhor pelo placar de 2×0, contra a equipe mista do Tricolor. Em meio a disputa da Recopa Sul-Americana, Felipe Melo, Ganso e Keno (poupados) e Marcelo (lesionado).
O destaque da partida foi o atacante Pedro, com um gol e uma assistência, chegando assim a nove gols em nove partidas na temporada. O outro gol da partida foi marcado por Everton Cebolinha, em finalização de fora da área, após jogada coletiva e bela troca de passes entre De La Cruz, Arrascaeta e Pedro.
Nos primeiros 10 minutos, o jogo começou com o Flamengo domianndo as ações e mais posse de bola. A estratégia de pressão na saída de bola, usada pela equipe de Tite, funcionou no início da partida. Apesar disso, o Rubro-Negro não conseguiu transformar essa vantagem em chances de gol.
Até que a partir dos 15 minutos, a equipe de Fernando Diniz começou a encontrar soluções e impor seu estilo de jogo mais ofensivo. Essa sequência de ataques culminou em um gol anulado do Tricolor. Em bola cruzada na área, Thiago Santos de cabeça pegou Rossi no contrapé, porém o zagueiro estava em posição irregular.
Após susto na defesa do Flamengo, a equipe voltou a ter a posse, voltando a ter o controle de jogo. Com uma escalação de dois pontas (Cebolinha e Luiz Araújo), o Rubro-Negro demonstrou dificuldades de ter muitas trocas de passe e acabou recorrendo à cruzamentos na área, sem muito perigo.
O primeiro tempo acabou com o Fluminense finalizando apenas uma vez, em uma falta cobrada por Árias. Enquanto isso, o Flamengo não efetuou nenhum drible e fez 17 lançamentos nos primeiros 45 minutos. As médias da equipe nesse Cariocão são de 6,2 dribles e 21,3 lançamentos por jogo. Rossi foi o jogador que mais tentou passes longos, com 10 tentativas (oito errados e dois certos). Um ponto positivo foi o número de passes certos de ambas as equipes, com mais de 90% de aproveitamento dos dois times.
No intervalo, Fernando Diniz decidiu mudar completamente a equipe, com três alterações, entraram: Antônio Carlos, Lima e Alexander; saíram: Marlon, Thiago Santos e Guga. Com isso, André e Antônio Carlos passaram a formar a dupla de zaga, Alexander virou o lateral-direito e Lima entrou no meio-campo.
Apesar da tentativa do Fluminense em ser ainda mais ofensivo, quem começou melhor a segunda etapa foi o Flamengo, com Pedro abrindo o placar aos 8 minutos. Em jogada de Ayrton Lucas, o lateral venceu uma disputa de corpo dentro da área e conseguiu encontrar o camisa 9 livre na segunda trave. Em 2024, Pedro já fez 9 gols em 9 partidas e é o artilheiro do Flamengo na temporada.
Durante a parada técnica, Diniz aproveitou para promover mais duas mudanças na equipe, com John Kennedy na vaga de Dougals Costa e Terans no lugar de Renato Augusto. A dupla de veterandos, recém-chegados ao Fluminense, não conseguiu render contra o Flamengo.
O Tricolor não teve nem tempo de se adaptar à nova formação, pois o Flamengo conseguiu um golaço, aos 26 minutos do segundo tempo, com Everton Cebolinha. Em jogada iniciada por De La Cruz, Arrascaeta encontrou Pedro, de calcanhar, que por sua vez deu outro passe de calcanhar para Cebolinha, que no lado direito de ataque finalizou no gol, de fora da área. Apesar da bela jogada, o goleiro Fábio teve a chance de fazer a defesa, porém acabou espalmando a bola para dentro do gol.
Com uma vantagem de dois gols, o Flamengo apenas controlou a partida, enquanto o Fluminense não demonstou forças para reagir. Pontuando que Tricolor tem a decisão da Recopa Sul-Americana contra a LDU na próxima quinta-feira (29) e boa parte dos titulares pode ter ‘tirado o pé’ neste fim de Fla-FLu.
A vitória garantiu para o Flamengo a liderança do Campeonato Carioca e classificação para as semi-finais da competição. Além disso, o resultado deixa o Rubro-Negro bem encaminhado para ser o primeiro colocado da fase de pontos corridos, precisando de apenas um empate contra o Madureira para alcançar o título moral da Taça Guanabara.