A partida que encerrou a primeira fase da Copa do Brasil, definiu o último classificado em dois dias. O jogo entre Fluminense-PI e Fortaleza, que começou na noite de ontem (03), teve o segundo tempo adiado para a tarde desta segunda-feira (04), após a chuva forte afetar as condições do gramado do estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina-PI. Com três gols marcados, o Fortaleza vence o Fluminense-PI e avança para a próxima fase da competição.
O JOGO
Embaixo de chuva forte e com o gramado do Lindolfinho irregular, o começo do primeiro tempo do jogo entre Fluminense-PI e Fortaleza foi dominado pelo Flu-PI. O tricolor piauiense conseguiu construir jogadas e não demonstrou dificuldades diante das condições técnicas do campo que, com o aumento da chuva, ficou encharcado.
Gabriel Vieira, meia do Flu-PI, foi destaque na primeira etapa ao assumir o jogo e tentar armar os lances de ataque. O Fluminense-PI criou várias chances na partida e chegou próximo de abrir o placar do jogo, mas as finalizações não foram efetivas. Quando o tricolor do Piauí conseguiu criar oportunidades, a defesa do Fortaleza chegou para desarmar o ataque e parar, principalmente, as jogadas aéreas.
O Fortaleza optou por iniciar o jogo mais recuado, evitando jogadas ofensivas e preservando a parte física da equipe. Na metade do primeiro tempo, o Leão conseguiu equilibrar a partida. Diante da piora das condições do gramado, o Tricolor de Aço precisou ousar mais e criar um jogo intenso, que exigiu um desgaste físico para chegar mais vezes ao ataque.
No final do primeiro tempo, aos 46′, Zé Welison cobrou falta de longe, Lucero dominou a jogada, dribou o goleiro e finalizou, mas a bola não entrou. Marinho, que estava na frente da segunda trave, poderia empurrar para a rede e abrir o placar do jogo, porém não chegou a tempo e a bola seguiu para a linha de fundo.
Com o aumento da chuva no final da primeira etapa, o gramado do estádio Lindolfo Monteiro, que já tinha algumas irregularidades, ficou encharcado. Sem a drenagem do gramado, após o intervalo, a arbitragem, comandada por Luiz Flávio de Oliveira, seguiu o protocolo da CBF. Depois de aguardar 15 minutos, a equipe de arbitragem reavaliou o gramado e decidiu adiar o segundo tempo do jogo para segunda-feira.
Diferente da primeira etapa, o segundo tempo aconteceu embaixo de Sol e sem problemas com o gramado. O Fortaleza começou dominando o jogo e, aos 3′, após um lance de bola parada, em escanteio cobrado por Machuca direto para a área, Kuscevic cabeceou e marcou o primeiro gol do Leão no jogo. Apesar da vantagem do visitante no placar, o Fluminense-PI não deixou o jogo esfriar e conseguiu equilibrar a partida. A equipe piauiense buscou armar jogadas de ataque e chegar próximo de um empate, mas as finalizações não foram efetivas.
Para ampliar a vantagem do Leão do Pici, pela direita, Marinho cruza na área para Lucero, que, de voleio, marcou o segundo gol do Fortaleza, aos 29′ do segundo tempo. O Flu-PI continuou disputando e chegando próximo de marcar, mas, aos 47′, Kervin Andrade marcou o terceiro gol do Leão. Aos 51′, em pênalti marcado para o Fluminense-PI, Henrique bateu no canto esquerdo, mas João Ricardo defendeu, confirmando a classificação do Fortaleza na segunda fase da Copa do Brasil.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Fortaleza, que teve seu próximo jogo adiado, deve voltar a campo nesta quinta-feira (07), contra o Botafogo-PB, pela quinta rodada do da fase de grupos da Copa do Nordeste, no estádio Almeidão, em João Pessoa-PB, às 19h (horário de Brasília). No domingo (10), o Fortaleza enfrenta o Maracanã, na Arena Castelão, às 17h (horário de Brasília), pela semifinal do Campeonato Cearense. Pela Copa do Brasil, o Tricolor de Aço encara o Retrô, na segunda fase da competição, no jogo que acontece no dia 14 de março, às 21h30 (horário de Brasília).
O Fluminense-PI se despede da Copa do Brasil e, sem classificação no Campeonato Piauiense, volta a campo somente pela Série D do Campeonato Brasileiro.