O Botafogo acabou não caindo no mesmo grupo de nenhum time brasileiro na fase de grupos da Libertadores, no entanto o Alvinegro será a equipe brasileira que mais terá que fazer viagens longas nesta etapa da competição. Ao todo a equipe irá percorrer 26.874 quilômetros em viagens, contando idas e voltas.
O Glorioso irá enfrentar a LDU (EQU), Junior Barranquilla (COL) e Universitario (PER), no Grupo D da competição. Todas as viagens que fará nessa etapa da competição tem mais de cinco horas de duração.
O Botafogo irá viajar para duas cidades que não tem voos diretos para o Brasil: Quito e Barranquilla, com isso o time terá que fazer escalada em outro país ou outra cidade ou fretar um voo para o destino. Apesar das viagens longas, o Alvinegro só jogará uma vez na altitude, contra a LDU, nos 2.850 metros de Quito, no ano passado as equipes se enfrentaram na fase de grupos na Copa Sul-Americana, e empataram nos dois encontros que tiveram em 0 a 0.
A estreia do Botafogo na fase de grupos da Libertadores está prevista para ser entre os dias 2, 3 ou 4 de abril, quando o Glorioso receberá o Junior Barranquilla, no Estádio Nilton Santos.