Mais de 200 marcas da cadeia produtiva do fitness estão presentes nesta semana no Arnold Sports Festival South America.
A maior feira do segmento espera receber até domingo (7) mais de 100 mil pessoas no Expo Center Norte. O evento multiesportivo organizado pela Savaget Group conta com mais de 11 mil atletas em 30 modalidades esportivas.
Pelos corredores do centro de eventos, não faltam produtos. Degustações, testes, vendas com desconto e muita animação dos entusiastas de bodybuilding. Os fãs dessa modalidade são verdadeiramente engajados, e as marcas de suplementos, em particular, buscam conquistar esse público.
Para aumentar suas vendas e presença no mercado, as empresas apostam em influenciadores, atletas e celebridades. O fisiculturismo transcendeu o ambiente das academias de nicho e ganhou uma popularidade sem precedentes.
As filas para entrar no Center Norte são longas e a expectativa na entrada do pavilhão se confirma. tudo muito grande e grandioso, em músculos e em estrutura.
Nos dez anos do Arnold Sports Festival South America, nunca houve tanto movimento. A expectativa é de um volume de negócios que ultrapasse meio bilhão de reais durante os três dias da feira.
O Brasil é reconhecido como um dos maiores mercados consumidores de bodybuilding, com um crescimento anual de 18% em todo o mundo, segundo especialistas.
“Fizemos uma marca significativa em nosso faturamento, atingindo a marca de 1 bilhão em 2023, e nossas metas de crescimento são de, pelo menos, 30% ao ano”, disse Fernando Moura, diretor de marketing e comercial da Integralmedica e Darkness.
A Optimum Nutrition, uma das pioneiras no mercado nacional, está empenhada em retomar a liderança do segmento. “Como a maior empresa de nutrição do mundo, o Brasil sempre foi um mercado crucial para nós, apesar dos desafios de ser uma marca importada”, afirmou Ricardo Bárbara, vice-presidente de América Latina da Optimum Nutrition.
O medalhista olímpico da ginástica artística Arthur Nory, convidado da Optimum Nutrition, e o craque ex-Santos e Flamengo Diego Ribas estiveram presentes no Expo Center Norte, interagindo com ícones do mundo fitness como Kléber Bambam, Paulo Muzy, Vivi Winkler e Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger, todos eles associados a marcas de suplementos.
Joseph Baena, conhecido como filho de Arnold Schwarzenegger e Mildred Patricia Baena, esteve no festival no estande da BlackSkull e no Savaget Talks.
O jovem chama atenção pela semelhança com seu pai quando tinham a mesma idade, 26 anos, sendo o único entre os cinco filhos a seguir o esporte do bodybuilding.
No Arnold Sports Festival South America, Baena falou do legado de Arnold no Brasil. “Nunca vi nada igual. A energia aqui é incrível, todos os brasileiros aqui no Festival são receptivos e amam o esporte. É emocionante, todo mundo está se divertindo. É ótimo estar aqui, é ótimo representar meu pai e sua cultura”.
Isaías Rodrigues, embaixador da BlackSkull, disse que Baena fez sua estreia no Brasil e que essa iniciativa foi histórica.
“Trazer um cara como esse ajuda o esporte, né? E o mercado também. É maravilhoso, porque todo mundo tem uma curiosidade muito grande de saber quem era ele. Pra nós, pra BlackSkull, a gente gosta de trazer atletas internacionais”.
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar alguns dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país.
O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses eventos de destaque, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, reunindo em feiras e competições uma legião de apaixonados por saúde.