Flamengo

Flamengo busca superar retrospecto negativo na altitude

Jogadores do Flamengo com semblante abalado após goleada do Del Valle por 5x0, na Libertadores 2020. (Foto: José Jácome-Pool/Getty Images).

A altitude é uma pedra no sapato do Flamengo. Carioca quer reverter histórico negativo nesta quarta (24), contra o Bolívar, em La Paz, aos 3.600m.

Foto: José Jácome-Pool/Getty Images

O Flamengo encara o Bolívar na próxima quarta (21), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia. O confronto é válido pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América e o Rubro-Negro quer superar histórico negativo quando joga na altitude. O duelo vale a liderança do grupo E.

+ Tite afirma que poupou Pedro e De La Cruz por risco de lesão

+ Atuações ENM: Bruno Henrique foi destaque do Flamengo em empate morno contra o Palmeiras; veja as notas

A equipe da Gávea enfrentará, em La Paz, uma altitude de 3.637m acima do nível do mar. Essa condição é uma pedra no sapato do Rubro-Negro. Das 15 partidas disputadas a partir de 2.500m, perdeu sete, além de quatro vitórias e quatro empates. O confronto mais recente foi na estreia desta edição da Libertadores, no empate de 1×1 contra o Millonarios, em Bogotá, na Colômbia, a 2.850 metros de altitude.

VEJA ALGUNS CONFRONTOS MARCANTES DO FLAMENGO NA ALTITUDE:

Real Potosí 2×2 Flamengo – Libertadores 2007

Em 2007, o Flamengo viajou até Potosí, na Bolívia, para empatar por 2×2 com o Real Potosí. O jogo foi válido pela fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro saiu perdendo por 2×0 e, na segunda etapa, conseguiu o empate sofrido. Roni e Obina marcaram os gols do time carioca. Cenas marcante deste duelo foram de jogadores, como Renato Augusto, sendo atendidos com cilindros de oxigênio à beira do campo, em função da falta de ar.

Renato Augusto durante Real Potosí x Flamengo, pela Libertadores 2007. (Foto: JAVIER MAMANI/AFP via Getty Images).
Renato Augusto durante Real Potosí x Flamengo, pela Libertadores 2007. (Foto: JAVIER MAMANI/AFP via Getty Images).

Bolívar 1×0 Flamengo – Libertadores 2014

Adversário desta quarta, o Bolívar já derrotou o Flamengo, na altitude, em outra edição da Liberadores. Em 2014, os bolivianos venceram o clube carioca por 1×0. O confronto ficou marcado pela falha do zagueiro Samir, que escorregou logo aos dois minutos de jogo e cometeu um pênalti, permitindo que Arce fizesse o gol da vitória. O resultado empurrou o Rubro-Negro para a lanterna do Grupo 7, que não conseguiu avançar de fase nesta temporada.

Autor do gol, Arce é marcado por Samir, em Bolívar x Flamengo, pela Libertadores 2014. (Foto: AIZAR RALDES/AFP via Getty Images).
Autor do gol, Arce é marcado por Samir, em Bolívar x Flamengo, pela Libertadores 2014. (Foto: AIZAR RALDES/AFP via Getty Images).

Independiente Del Valle 5×0 Flamengo – Libertadores 2020

Em 2020, o Flamengo sofreu a sua maior derrota na Libertadores. Em Quito, no Equador, aos 2.850 metros de altitude, o clube foi goleado por 5×0 pelo Indepediente Del Valle, na fase de grupos. Mesmo com Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabigol e Diego em campo, a equipe da Gávea foi dominada pelo adversário e sofreu muito fisicamente, levendo quatro gols na etapa final. Atuação para se esquecer.

Jogadores comemorando mais um gol em goleada do Del Valle por 5x0 contra o Flamengo, na Libertadores, em 2020. (Foto: FRANKLIN JACOME/POOL/AFP via Getty Images).
Jogadores comemorando mais um gol em goleada do Del Valle por 5×0 contra o Flamengo, na Libertadores, em 2020. (Foto: FRANKLIN JACOME/POOL/AFP via Getty Images).

POR OUTRO LADO

Em contrapartida, o Rubro-Negro terá o seu bom sistema defensivo e a experiência do técnico Tite nesta competição como seus aliados para superar a altitude. Em 2012, o treinador foi campeão com o Corinthians e teve a defesa menos vazada da história da Libertadores. A ideia é manter essa filosofia de jogo, se apoiando na sólida defesa do Flamengo para vencer a altitude nesta temporada.

+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK YOUTUBE.

Como mencionado, Flamengo e Bolívar entram em campo na próxima quarta, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, pela terceira rodada da Libertadores 2024. O Rubro-Negro busca a segunda vitória na competição e a liderança do grupo E.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo