Neste domingo (28), o Botafogo derrotou o Flamengo em clássico no Maracanã e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Apesar de alguns momentos de pressão do rival, o Alvinegro conseguiu se segurar na defesa e foi mais efetivo no ataque. E se o goleiro John pouco trabalhou durante a partida, deve muito ao bom jogo de Lucas Halter e Bastos na zaga.
Até a chegada de Artur Jorge, a zaga era a posição que mais preocupava o torcedor do Botafogo. Com uma reformulação geral, chegaram três reforços para a posição, mas nenhum se firmou. Lucas Halter foi apontado como responsável por vários gols sofridos, e Alexander Barboza pecava por faltas e cartões desnecessários.
Após sua chegada, Artur Jorge decidiu promover a entrada de Bastos no setor. O zagueiro angolano também vinha sendo criticado por conta das atuações este ano, mas tomou conta da posição. Ele formou dupla com Halter, que também fez bons jogos nas últimas partidas e não compromete mais em campo.
Mesmo com a expulsão na estreia pelo Brasileirão, Alexander Barboza também melhorou de rendimento. O argentino entrou no decorrer dos dois últimos jogos e teve papel importante na manutenção do resultado positivo, bem posicionado e sem correr riscos de levar cartão.
Antes criticado, o trio se tornou um fator importante de segurança no Botafogo, que sofreu dois gols nos últimos quatro jogos. Na zaga, outras opções estão disponíveis, mas Luís Segovia e Pablo sofrem com problemas físicos, enquanto Kawan e Jefferson são promessas da base que ainda precisam de mais experiência.
O Botafogo volta a campo na próxima quinta-feira (2), contra o Vitória, às 19h (de Brasília). O confronto, válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, será disputado no Estádio Nilton Santos.