Botafogo

Quase metade dos gols do Botafogo no Brasileirão foram marcados em jogadas de bolas paradas

Savarino batendo escanteio. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Quase metade dos gols marcados pelo Alvinegro resultaram de bolas paradas. Um dos auxiliares de clube que é especializado nisso.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo vive um bom momento no Brasileirão, a equipe lidera a competição com 9 pontos, o time de Artur Jorge tem se caracterizado por jogar um futebol ofensivo, tendo marcado 10 gols nos quatro jogos disputados até o momento, o melhor ataque. Nestes primeiros jogos da competição a equipe tem usado as jogadas de bola parada como uma arma eficiente para marcar seus gols.

Nas primeiras quatro partidas que fez pela competição até agora, o Alvinegro marcou quatro gols que resultaram em lances provenientes de bola parada, sejam faltas ou escanteios, que resultaram nos gols de: Danilo Barbosa contra o Cruzeiro, Júnior Santos e Savarino contra o Juventude e Luiz Henrique contra o Flamengo. Isso representa quase metade dos gols marcados pelo Glorioso neste Campeonato Brasileiro. 

Assim como muitos clubes na Premier League, hoje o Alvinegro tem em sua comissão técnica um auxiliar que trabalha especificamente com jogadas de bola parada: esse profissional é João Cardoso, ele chegou ao clube com Artur Jorge. 

No Botafogo, João Cardoso tem trabalhado jogadas ensaiadas em cobranças de escanteios e de faltas. E foi desse jeito que a equipe abriu o placar no clássico diante do Flamengo, no último domingo. 

João Cardoso durante o jogo diante do Flamengo. – Foto: Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Ter um profissional específico visando esse tipo de jogada é uma coisa que está sendo cada vez mais comum na Premier League. O atual líder da competição, o Arsenal, contratou o francês Nicolas Jover  em 2021 e desde sua chegada ele alavancou o aproveitamento da equipe de Mikel Arteta nesse quesito. Outro time famoso por ter um membro da comissão técnica especializado nisso é o quarto colocado Aston Villa, o time de Birmingham conta o escocês Austin MacPhee para trabalhar nesse quesito. 

Nesta temporada os Gunners e os Villans estão entre os times que mais marcaram gols de jogadas oriundas de bolas paradas. Ambos os times somam juntos 32 gols marcados neste quesito na competição.

Recentemente Luiz Henrique e Júnior Santos falaram sobre o fato do time estar treinando jogadas de bolas paradas durante os treinamentos. 

– Essa jogada a gente tinha ensaiado no treino. No treino não saiu o gol, mas graças a Deus no jogo deu tudo certo. Uma boa bola do Savarino e uma boa finalização minha, estou muito contente – afirmou Luiz Henrique após a vitória sobre o Flamengo por 2 a 0. 

– A gente tem diversificado as jogadas. Mérito de muito trabalho que ele passa para a gente e a gente consegue executar dentro de campo – explicou Júnior Santos após a goleada por 5 a 1 sobre o Juventude.

Após um sequência de jogos no Brasileirão e na  Libertadores, agora é hora do Botafogo começar a sua participação na Copa do Brasil, a equipe estreia na competição na próxima quinta-feira (2), quando  irá receber o Vitória, No Estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da terceira fase da competição, a bola rola às 19h00. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo