A luta principal do UFC 301 envolveu a disputa do cinturão dos moscas da organização. Diante da torcida, Alexandre Pantoja defendeu o título da categoria diante do australiano Steve Erceg na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro.
Foi uma verdadeira ‘guerra’ dentro do octógono, com os dois lutadores mostrando todas as suas armas e aguentando cortes bastante danosos nos cinco rounds do combate. Ao final, Pantoja levou a melhor na decisão dos juízes e mantém o cinturão consigo e no Brasil.
A luta
Sem perder tempo. Pantoja logo se arriscou bem na trocação e teve bons golpes, mas logo Erceg conseguiu medir a distância necessária e passou a incomodar bem o campeão, que não cedia e dava uma equilibrada nas coisas com os golpes que chegavam a incomodar o australiano, que já mostrava um corte na testa com bastante sangramento.
Uma boa queda do brasileiro o fez ter a vantagem da posição e incomdoando bem com um ground and pound certeiro e incessante, ao qual Erceg aguentou bem. A segunda parte da luta foi bastante equilibrada, com os dois lutadores conseguindo encaixar bons golpes, com o confronto entre a direita do brasileiro e a canhota do desafiante, Um gancho do australiano ao final da segunda parte assustou o brasileiro.
No terceiro round, uma cotovelada do australiano também deu uma incomodada no brasileiro, que foi para a queda, sem sucesso. O duelo principal do UFC 301 já parecia se encaminhar para a trocação franca e bastante equilibrada. Pantoja ia bem nas combinações, mas Erceg era melhor em golpes mais precisos, como uma cotovelada que deu uma pegada no campeão peso-mosca, causando um corte que parece não ter o incomodado, já que foi para a queda na parte final do rounds.
+ Para saber tudo sobre o UFC, acompanhe o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
O equilíbrio reinou no quarto round e os dois lutadores usavam suas melhores estratégias para incomodar o rival. Pouco a pouco, Erceg cresceu e passou a ditar o ritmo, com uma postura um tanto de passividade de Pantoja, ainda que o brasileiro mantivesse a posição de procurar mais a troca de golpes e lidar com o sangue saindo do corte que teve. E ainda mais com um uppercut que quase o pegou desprevinido.
A parte final da luta viu Pantoja buscar a queda e Erceg, mesmo segundo a grade (o que é contra as regras), se defendendo bem até ir parar no chão. Em pé, o duelo seguia equilibrado e Pantoja levou cotovelada que causou outro corte sangrento no brasileiro. Uma tentativa de queda do australiano acaba em reversão e posição vantajosa do brasileiro, que tentou alguma chance de finalizar, mas sem sucesso antes do fim do combate. Ao final, a performance do brasileiro foi premiada com a vitória e a manutenção do cinturão consigo
Resultados card principal UFC 301 – Pantoja x Erceg
Alexandre Pantoja venceu Steve Erceg por decisão unânime dos juízes – Pantoja segue campeão dos moscas
José Aldo venceu Jonathan Martinez por decisão unânime dos juízes
Anthony Smith venceu Vitor Petrino por finalização (2:00 do R1)
Michel Pereira venceu Ihor Potieria por finalização (0:54 do R1)
Caio Borralho venceu Paul Craig por nocaute (2:10 do R2)