O Liverpool venceu o Tottenham, por 4×2, pela 36ª rodada da Premier League, em Anfield. Com o resultado, os Reds seguiram em terceiro, mas chegaram a 78 pontos e seguem vivos na disputa pelo título inglês, na temporada de despedida de Jurgen Klopp. Já os Spurs ficaram mais distantes da vaga para a Liga dos Campeões da Europa.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Liverpool sufoca e abre vantagem
Precisando vencer para continuar a sonhar com o título inglês, o Liverpool começou o jogo da forma mais Klopp possível: pressionando a saída de bola do Tottenham e acelerando a cada retomada. Aos 7’, em contra-ataque puxado por Elliott, Salah acertou um belo chute de três dedos no travessão.
Dois minutos depois, em mais uma jogada iniciada pelo meia inglês, o egípcio saiu de frente para Vicario, que rebateu a bola nos pés de Elliott; o Camisa 19 bateu rasteiro, mas viu Romero salvar quase em cima da linha. Com esse volume de jogo, o gol do Liverpool era questão de tempo: aos 16’, Gakpo cruzou da esquerda e achou Salah, que, de cabeça, abriu o placar.
O resultado não fez os Reds relaxarem. A equipe seguiu mordendo a saída de bola do Tottenham e limitando as ações dos Spurs, que arriscavam na base dos lançamentos, mas sem muito sucesso. O Liverpool quase ampliou em finalizações de Luis Diaz, Alexander-Arnold e Elliot, mas o segundo gol viria dos pés do improvável Robertson. Em cruzamento de Arnold, o lateral esquerdo rolou para Salah, que chutou em cima de Vicário; a bola sobrou nos pés de Robertson, que completou para as redes.
+ Cruzeiro pode repetir time contra o Alianza pela Sul-Americana
+ Filipe Toledo explica decisão de abandonar Circuito Mundial de surfe: ‘Mereço me cuidar’
Reds fazem quatro, mas sofrem no fim
Na volta do intervalo, o Tottenham ensaiou uma mudança de postura e tentou pressionar a saída de bola do Liverpool. Mas a estratégia falhou logo nos primeiros minutos: Elliott desarmou Emerson Royal e cruzou com perfeição para Gakpo testar para o gol e marcar o terceiro, aos 4’. 10 minutos depois, Elliott recebeu de Salah, cortou para dentro e acertou um belíssimo chute de perna esquerda, transformando a vitória em goleada.
Mesmo com o resultado, o Tottenham se lançou ainda mais a frente, com as entradas de Richarlison e Maddison, e saiu dos pés do Camisa 9 o primeiro gol dos Spurs: Brennan Johnson desceu pela direita e achou o brasileiro livre para completar. O lance acordou a equipe londrina, que chegou ao segundo com Son, que recebeu de Richarlison e fuzilou para as redes.
Desligado, o Liverpool relaxou na pressão da saída de bola e ainda perdeu grandes chance de ampliar o placar: com Salah, que tentou um toque sutil, mas furou; e com Alexander-Arnold, que quase marcou do meio campo. Na defesa, os Reds seguiam cedendo espaços e quase viram Richarlison marcar o terceiro em contra-ataque, mas Joe Gomez salvou em cima da linha.
Se o Liverpool cedia espaços, o mesmo valia para o Tottenham, que viu Salah marcar o quinto, mas o lance foi anulado por impedimento de Darwin Nuñez no início da jogada. O uruguaio ainda teve a chance de ampliar no último lance de jogo, mas o atacante finalizou em cima de Vicario. Os gols perdidos não fizeram falta aos Reds, que garantiram uma importante vitória na luta pelo título.