A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta terça-feira (07), que todos os jogos dos clubes gaúchos serão adiados por pelo menos 20 dias. Desta maneira, as equipes do Rio Grande do Sul não vão jogar neste período pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil. O motivo é o agravamento da situação do estado em função das enchentes.
Na última rodada do Brasileirão, a entidade já havia adiado os jogos dos clubes gaúchos. Isso também se repetiu na terceira fase da Copa do Brasil, aonde Juventude e Internacional se enfrentariam. Com a tragédia que vive o Rio Grande do Sul, os atletas não estão tendo condições de treinar e o Aeroporto Salgado Filho, o principal da cidade, está fechado.
+ Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube
Os três clubes do estado (Grêmio, Internacional e Juventude) que estão na primeira divisão do futebol brasileiro solicitaram, junto à Federação Gaúcha de Futebol, o adiamento das partidas por pelo menos 20 dias. Houve ainda uma pressão para a paralisação completa do Campeonato Brasileiro, mas até o momento a CBF decidiu manter a competição.
A medida tomada pela CBF também vale para os clubes do Rio Grande do Sul que disputam outras divisões do futebol brasileiro. O estado não conta com equipes na Série B, mas as séries C e D também tiveram jogos adiados, assim como campeões sub-20 e do Campeonato Brasileiro feminino.
Principais clubes do estado, Grêmio e Internacional jogariam neste meio de semana pela Libertadores e Copa Sul-Americana, respectivamente. No entanto, as partidas acabaram adiadas pela Conmebol, que ainda deve confirmar uma nova data para a realização dos jogos. Depois dos 20 dias sem jogos de clubes gaúchos, a CBF vai fazer uma nova avaliação da situação do estado para a retomada dos jogos.