O Cruzeiro vem se movimentando e agitando os bastidores do mercado da bola. Os diretores Alexandre Mattos, Paulo Pelaipe e Edu Dracena trabalham para contratar peças para a equipe Celeste para o restante da temporada. Uma delas é a manutenção do zagueiro João Marcelo, que está emprestado do Porto, de Portugal, ao Cruzeiro até o dia 30 de junho.
A Raposa já está fazendo os tramites para o atleta ficar em definitivo na Toca da Raposa II, para isso, o Cruzeiro terá que desembolsar 1,5 milhões de euros (cerca de 8 milhões de reais), para contratar o jogador. Mattos e sua cúpula entende que João é peça fundamental para o sistema defensivo de Seabra.
O único entrave que a Raposa encontra na negociação é a forma de pagamento para o clube Português, o Cruzeiro quer parcelar o pagamento, já o Porto quer receber a vista. As partes negociam para chegarem em um acordo, contudo, já é dado como certo que João Marcelo permanecerá em BH. Até o momento, João Marcelo fez 19 jogos, deu duas assistências e com Zé Ivaldo, o zagueiro ainda não tomou gol em 2024.