A Conmebol aplicou uma multa de 10 mil dólares (aproximadamente R$ 52 mil) ao Flamengo devido à utilização de 34 bombas no setor norte do Maracanã durante a partida contra o Bolívar, vencida pelo rubro-negro por 4 a 0, no dia 15 de maio. A penalização foi imposta após o clube ser denunciado por violação do artigo 12.2 C do código disciplinar da confederação.
Veja o relato do oficial de segurança da partida:
“Antes do início do protocolo de saída das delegações para o campo de jogo (entre os minutos -10 e -5) os torcedores da equipe local localizados no setor da galeria norte do estádio ativaram 5 bombas sonoras. Isto se repetiu no protocolo de saída com 4 ativações dos mesmos elementos, bem como nos minutos 2, 38, 39, 42, 44+1, 55, 58, 80 e 90+2, fazendo um total de 34 detonações. Todas essas ativações foram realizadas no setor galeria norte do estádio”.
Nos próximos dias, o Flamengo pode enfrentar uma multa ainda mais pesada, uma vez que também foi advertido pela Conmebol pelo artigo 27, que trata da reincidência. No dia 28 de maio, durante a vitória por 3 a 0 contra o Millonarios, a torcida novamente desrespeitou as regras estabelecidas pela federação em relação ao uso de sinalizadores e bombas.
+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE.
“Durante o protocolo da partida, torcedores do Flamengo localizados na arquibancada superior Norte acenderam um sinalizador. Aos 7 minutos de jogo, torcedores do Flamengo localizados nas arquibancadas Norte e Sul ativaram uma bomba de estrondo, respectivamente. Aos 27 minutos de jogo, a torcida do Flamengo localizada na arquibancada Sul acionou uma bomba de estrondo. Aos 45+3 minutos de jogo, a torcida do Flamengo localizada na arquibancada Norte acionou uma bomba de estrondo. Aos 90+1 minutos de jogo, torcedores do Flamengo localizados na arquibancada superior Norte acenderam sinalizadores. Aos 90+3 de jogo, torcedores do Flamengo localizados na arquibancada Sul ativaram uma bomba de estrondo e jogaram-na no vomitório”
Outra denúncia feita pela federação é direcionada diretamente ao clube. Segundo a Conmebol, o Flamengo utilizou uma faixa com conteúdo comercial, o que contraria as normas da entidade.
“O Clube de Regatas do Flamengo colocou uma faixa no lado leste com alusão ao programa de socio torcedor com a mensagem: “Socio Torcedor: mengo.com.br” configurando assim uma ação de marketing de emboscada”.