O Fluminense entra em campo contra o Botafogo às 20h no estádio Nilton Santos, pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda sem Thiago Silva, a equipe de Fernando Diniz deverá contar com alterações para o Clássico Vovô, que não tem uma vitória Tricolor há quase dois anos.
A última vitória do Fluminense em cima do Botafogo aconteceu pelo Brasileirão de 2022. Com gol de Manoel, o Flu levou a melhor por 1 a 0. Desde então, os resultados não têm sido positivos para o time de Laranjeiras, com um empate e quatro vitórias do Glorioso.
No retrospecto histórico do confronto, são 338 jogos com 123 vitórias do Fluminense e 112 do Botafogo. Buscando aumentar essa vantagem, Diniz deve fazer alterações na equipe. Sem John Arias, que está com a seleção colombiana, Marquinhos deve substituir o jogador no ataque. Samuel Xavier deve ser outra novidade, retornando para a lateral-direita. Felipe Melo não participou das atividades com o grupo nos últimos dias e não deve entrar em campo, deixando a zaga para Manoel e Marlon.
Apesar de ter comparecido ao CT Carlos Castilho, Thiago Silva ainda não entrará em campo, e só está apto para jogar depois do dia 10 de Julho, quando a janela para transferências internacionais se abre.
Depois do doloroso empate por 1 a 1 com o Juventude, o tricolor teve uma folga de 10 dias e vai em busca da vitória para sair do Z4 e ganhar fôlego no campeonato, já o Botafogo está no topo da tabela, na terceira posição.