Nesta segunda-feira (24), começa a Copa América para a Seleção Brasileira. O Brasil enfrenta a Costa Rica, às 22h (de Brasília), no SoFi Stadium, em Inglewood, pela primeira rodada da fase de grupos da competição.
Vivendo um processo de renovação, a equipe disputará o primeiro grande torneio desde a Copa do Mundo do Catar. Dos 26 convocados pelo técnico Dorival Jr, apenas 11 estiveram no último Mundial, e é nessa juventude que a Seleção aposta para voltar a conquistar o título continental. Liderado pela dupla de ataque do Real Madrid Vinícius Jr e Rodrygo, o grupo conta com a sensação Endrick e jovens talentos como Savinho, Yan Couto e Beraldo.
Já a Costa Rica ainda lida com a saudade da lendária geração que disputou a Copa do Mundo de 2014. O goleiro Keylor Navas, maior jogador da história do país, anunciou aposentadoria da seleção meses antes da Copa América. Com isso, o atacante Joel Campbell é o único remanescente daquela equipe, que avançou até as quartas de final daquele Mundial. Para o futuro, a grande esperança é Manfred Ugalde. O atacante de 22 anos teve boa passagem pelo futebol holandês e, atualmente, está no Spartak Moscou (RUS).
RETROSPECTO
Brasil e Costa Rica se enfrentaram 11 vezes na história, com 10 vitórias brasileira e uma costa-riquenha. O último confronto entre as duas equipes aconteceu na Copa do Mundo de 2018, com triunfo da Seleção, por 2 a 0, gols de Philippe Coutinho e Neymar. Inclusive, Brasil e Costa Rica já se encontraram numa estreia de Copa América. Na ocasião, a Canarinho goleou por 5 a 0, na edição de 1997, na Bolívia.
FICHA DO JOGO
Brasil x Costa Rica – Copa América
Local: SoFi Stadium, Inglewood, EUA
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: César Ramos (MEX)
VAR: Guillermo Pacheco (MEX)
Onde assistir: TV Globo, SporTV e Globoplay
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vini Jr. Técnico: Dorival Jr.
Costa Rica: Sequeira; Cascante, Vargas e Calvo; Quiros, Galo, Aguilera e Mora; Campbell, Ugalde e Zamora. Técnico: Gustavo Alfaro.
PALPITE – BRASIL X COSTA RICA
“Tanto Brasil quanto a Costa Rica vivem processos de renovação neste momento. Apesar dos interessantes trabalhos feitos pelo técnico Gustavo Alfaro desde a passagem pelo Equador, que terminou na última Copa do Mundo, a Seleção Brasileira é ampla favorita a vencer, pelo potencial técnico de seus jogadores e por apresentar pontos positivos em confrontos de maior exigência. A única ressalva é em relação ao sistema defensivo da equipe de Dorival Jr., que ainda inspira cuidados, vide os amistosos contra Espanha, México e Estados Unidos.”
Palpite: Brasil 3×1 Costa Rica