Na noite da última quarta-feira, o Botafogo venceu o Cuiabá por 2 a 1, jogando fora de casa, na Arena Pantanal. Durante a partida, a equipe Alvinegra mais uma vez jogou mal e passou sufoco durante grande parte do jogo, mas mesmo assim venceu a partida. Na partida dois fatores importantes ajudaram o Alvinegro a conquistar a vitória: a efetividade na frente do gol e a solidez defensiva.
Durante a partida, o Alvinegro saiu na frente logo no começo do jogo com um belo chute de Kauê, mas depois disso se retraiu e chamou o Dourado para o seu campo, que na etapa inicial não levou muito perigo ao gol de John após ter saído atrás do marcador, mas no entanto isso mudou com pênalti infantil cometido por Halter em Pitta, na cobrança o paraguaio bateu bem e igualou o marcador.
Após isso, a equipe matogrossense mandou no jogo, criou algumas chances e exigiu que John fizesse boas intervenções e ainda que a defesa cortasse cruzamentos. No entanto, em um dos seus raros ataques no segundo tempo, o Botafogo marcou o segundo com Mateo Ponte. Depois de marcar o segundo gol o Alvinegro soube sofrer. Abaixo a análise dois dois fatores
Efetividade na frente do gol
O Botafogo teve poucas tentativas de ataque durante o jogo e a maioria delas foram paradas pelas linhas de impedimento, neste quesito a equipe sete durante todo o jogo. Além disso, em poucos momentos superior em quase nenhum momento do jogo.
No entanto, quando o Alvinegro chegou na frente do gol ele e quando chegou foi perigoso e efetivo. Durante todo o jogo, o Time da Estrela Solitária só teve seis chutes, cinco deles foram no alvo e dois deles se transformaram em gols. Um ponto positivo que mostra que mesmo que a equipe não tenha jogado bem, ela mesmo assim conseguiu ser efetiva quando teve suas oportunidades e conseguiu conquistar três pontos que podem ser importantes no decorrer do Brasileirão.
Solidez defensiva
Outro fator que contribuiu para a vitória do Botafogo, foi a solidez de sua defesa, mesmo falhando em alguns momentos do jogo, ela conseguiu fazer com que o Dourado não assustasse tanto o gol Alvinegro. No primeiro tempo, o Cuiabá não levou muito perigo a meta de John, mesmo tendo mais a posse de bola, a equipe matogrossense levou perigo ao gol em raras oportunidades, quase todas elas com Pitta.
Já no segundo tempo, a defesa Alvinegra teve que trabalhar mais, em especial o arqueiro. A equipe de Petit teve mais posse de bola, criou chances claras, mas não conseguiu marcar. Além disso, a defesa Alvinegra também não deixou o Dourado ter muitas oportunidades após marcar o segundo gol.
A atuação da última quarta-feira serviu para mostrar que mesmo tendo tido atuações irregulares, o Alvinegro segue pontuando e disputando as primeiras posições do Brasileirão. Isso é um sinal que a equipe mostra que está preparada para encarar as adversidades de cada partida.