Em vídeo divulgado pelo Fortaleza, no último domingo (14), o clube se posicionou contra o trabalho infantil. Através de experimento social, protagonizado por duas crianças simulando a venda de dindin na esplanada da Arena Castelão, no dia jogo contra o Juventude, a campanha institucional passa a mensagem de conscientização.
Na simulação, as crianças carregam caixas de isopor e abordam adultos. “Moço, compra um dindin para ajudar, para eu voltar para casa. Compra um dindin para me ajudar?”, diz uma das crianças na abordagem. Quando o torcedor se aproxima percebe que, no isopor, há mensagens como “Eu çó cei trabalha. Mi incina ota coisa?”, supostamente escritas pelas crianças.
Ao pegar as mensagens, as pessoas percebem que no verso do papel está um recado sobre a ação de combate ao trabalho infantil. No final do vídeo, a campanha ressalta: “Não feche os olhos para essa realidade. Denuncie.”
“O Fortaleza fez seu papel social ao jogar luz sobre um tema tão necessário, que é combater o trabalho infantil no Brasil. Infelizmente ver uma criança com isopor vendendo dindin não surpreendem as pessoas abordadas na ação, mas ao abrir o isopor, a mensagem da criança impacta imediatamente quem chega para supostamente ajudar. Fomos até surpreendidos com uma fiscalização do Juizado da Infância e da Juventude, que abrilhantou ainda mais a ação”, disse Marcel Pinheiro, Diretor de Marketing e Comunicação do Fortaleza.
A campanha foi parte do envolvimento do clube com uma série de outras ações realizadas pelos órgãos oficiais, que aconteceram ao longo de junho, considerado o Mês de Conscientização Contra o Trabalho Infantil.
O que é considerado trabalho infantil?
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, trabalho infantil é o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pela legislação do país. No Brasil, a idade mínima para o trabalho é 16 anos. As denúncias de condições de trabalho infantil devem ser feitas pelo disque 100, por meio de telefone fixo ou celular. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia e as ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil.