Em jogo atrasado, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Criciúma recebe o Fortaleza, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
A partida entre o Tigre e o Leão do Pici, que estava marcada para acontecer em abril, foi adiada em virtude do calendário de jogos do Fortaleza pela Copa do Nordeste, campeonato regional conquistado pela equipe. Cerca de três meses depois, os times irão cumprir a rodada 3 do Brasileirão.
+ Criciúma x Fortaleza: prováveis escalações, onde assistir, retrospecto e palpites
Para o duelo, o Criciúma chega em um momento difícil. Nos últimos cinco jogos pela competição, foram três derrotas, um empate e apenas uma vitória. Somando 17 pontos, a equipe catarinense está na 15ª colocação, a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. A situação liga um sinal de alerta no Tigre, que vai em busca de seu quinto triunfo no Campeonato Brasileiro para fugir da degola.
Ao contrário do adversário, o Fortaleza passa por uma fase tranquila e mira ampliar a sequência positiva. Nas últimas cinco partidas, o Leão sofreu apenas um revés e embalou uma série de quatro vitórias. Na 18ª rodada, o time cearense alcançou o pelotão de cima da tabela e assumiu seu lugar no G-4. Com 32 pontos acumulados, o Laion é o quarto colocado do Brasileirão.
Apesar de viverem fases distintas, no retrospecto do confronto há um equilíbrio. Ao longo da história, Criciúma e Fortaleza se enfrentaram 11 vezes, com cinco triunfos para cada lado e apenas um empate. Em Santa Catarina, onde disputaram cinco jogos, o Tigre leva vantagem e nunca foi derrotado pelo Tricolor do Pici.
Caso vença, o Fortaleza pode chegar aos 35 pontos e sonhar com a terceira colocação, podendo colar no vice-líder Palmeiras. Se o Criciúma vencer, chega aos 20 pontos e aumenta a distância do Z-4.