Após perder para o Atlético Mineiro na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco viaja para Chapecó para enfrentar o Grêmio e tentar acabar com o indigesto histórico. O Cruzmaltino não vence o Tricolor jogando fora de casa há 13 anos.
Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Vasco tenta voltar a vencer para sonhar com a disputa por uma vaga na Libertadores. Do outro lado, o Grêmio, que briga contra o rebaixamento, vai com tudo para conquistar os três pontos e tentar se afastar da zona de rebaixamento. Os gaúchos vêm de dois jogos fora de casa, com um triunfo diante do Vitória e um empate contra o Corinthians, em São Paulo. Vale lembrar que esse é o décimo jogo do Grêmio como mandante, jogando fora da Arena.
Mesmo que os momentos das duas equipes sejam muito distintos, o histórico do confronto entre as duas equipes aponta para uma larga vantagem a favor do Imortal, que, nos últimos 10 jogos, venceu 6, empatou 2 e perdeu 2. Somando todos os 83 jogos entre Grêmio e Vasco, são 25 vitórias para o Gigante da Colina, 21 empates e 37 vitórias para os gaúchos.
O que mais assusta na história do confronto são as partidas disputadas com o mando do Grêmio, que não perde para o Vasco como mandante desde 2011. São 45 jogos, 6 vitórias para o Vasco, 7 empates e 32 triunfos para o Imortal.
Apesar do histórico negativo, na última vez que os dois times se enfrentaram, no Brasileirão desse ano, o Vasco venceu por 2 a 1 com gols de David e Mateus Carvalho.
Com a volta de Payet e Coutinho relacionado mais uma vez, o Técnico Rafael Paiva deve ir a campo com: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Piton; Hugo Moura e Matheus Carvalho; Adson, Praxedes e David; Vegetti.