Jovem de apenas 17 anos, João Fonseca deu mais um importante passo em sua curta carreira ao conquistar, neste domingo, o seu primeiro título de challenger, no piso duro de Lexington, nos Estados Unidos.
O campeão juvenil do US Open há pouco menos de um ano faturou o caneco do torneio challenger 75 ao derrotar na final o australiano Li Tu, 222º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 6/4 após 1h14min.
O brasileiro controlou todo o jogo, arrasando no primeiro set com duas quebras, abriu uma no segundo e controlou até o fim se jogando no chão após a conquista.
O carioca havia chegado na final em Assunção, no Paraguai, perdendo batalha para Gustavo Heide e conquista também seu primeiro título em simples no profissional onde havia ganho apenas um challenger 50 nas duplas em Buenos Aires ao lado de Pedro Sakamoto.
Pela conquista inédita, o brasileiro marcará 75 pontos no ranking e entrará entre os 170 melhores do mundo.
Agora, Fonseca compete no challenger de Cary, nos EUA, que será disputado na semana do dia 12 e na sequência disputa o quali do US Open buscando vaga em seu primeiro Grand Slam.
O brasileiro se tornou, aos 17 anos, o mais jovem sul-americano a vencer um torneio da série challenger – que são os de entrada nos ATPs – desde o argentino em Segovia, na Espanha, em julho de 2006. Delpo tinha 17 anos e 10 meses na época e já tinha conquistado outro challenger, em Montevidéu, no Uruguai, antes com 17 anos e um mês em outubro de 2005.
A contabilizar desde 2005, ele é o segundo mais jovem a obter tal façanha pela primeira vez, atrás apenas do argentino. Fonseca fica na frente de outros nomes como Federico Delbonis, Guilherme Clezar, Juan Cerúndolo, Thiago Wild e Gonzalo Bueno que venceram seus primeiros challengers com 18 ou 19 anos. Por consequência, Fonseca é o mais jovem brasileiro a obter tal façanha neste tipo de evento.
Fonseca se torna o segundo jogador nascido em 2006 a vencer um challenger igualando o austríaco Joel Schwaerzler.