Nestas terça-feira (6) e quarta-feira (7) acontecerá a outra modalidade do skate nas Olimpíadas de Paris, o Park, que contará com brasileiros tanto no masculino quanto no feminino.
Para abrir a pista do Skate Park, a campeã mundial de skate vertical, a brasileira Karen Jonz foi convidada para fazer as honras. “O convite veio da organização das olimpíadas. Por eu ser uma veterana, e a minha categoria (vertical) ter alguma ligação com o Park, me chamaram. É uma honra muito grande. Eles poderiam ter escolhido qualquer pessoa do mundo inteiro”, disse Karen.
A skatista que não participa de competições internacionais há mais de 10 anos se mostrou surpresa com o convite. “Foi um reconhecimento que eu realmente não estava esperando. Muitas meninas novas nem sabem quem eu sou. Na época que eu competia não tinha transmissão na TV. Por isso esse convite foi bom demais”, disse a skatista. O convite também serve para apresentar Karen às novas gerações, que não conheciam o seu legado, e ela se sente agradecida pelo convite fazer com que ela se sinta importante novamente. “Já me senti invisibilizada. Chegar nas pessoas pelas redes sociais, às vezes, é muito limitado. Isso me dá uma sensação de pertencimento, uma ferramenta para conseguir fazer mais pelo esporte”, concluiu Karen Jonz.
O primeiro dia do Park será reservado às mulheres. A partir das 7h30 (de Brasília) acontecerão as preliminares, quando as oito melhores avançarão para disputarem a final, que será às 12h30 (de Brasília).
O Park feminino contará com as brasileiras Raicca Ventura e Isadora Pacheco, na bateria 2 e Dora Varella que disputa a bateria 4.