Nesta quarta-feira (7), iniciaram as disputas do taekwondo das Olimpíadas de Paris. O tatame do Grand Palais recebeu as lutas das primeiras categorias da arte marcial, que também conheceu seus primeiros campeões e campeãs.
O primeiro dia não reservou a presença de brasileiros, mas teve diversas disputas interessantes. Para saber o que de melhor aconteceu na modalidade, o Portal Esporte News Mundo oferece um resumo das lutas do dia.
Tailandesa conquista o bicampeonato dos 49kg
A primeira categoria do taekwondo a dar medalhas foi a até 49kg feminina. A tailandesa Panipak Wongpattanakit confirmou o favoritismo e levou o ouro para casa ao vencer na decisão a chines Qing Guo.
Campeã em Tóquio-2020, Wongpattanakit derrotou Guo por 2 rounds a 1, tendo sido superior no primeiro e no terceiro e perdido o segundo para a chinesa. A representante da Tailândia é a principal atleta de sua divisão no momento e uma das principais ranqueadas.
A arte marcial surgida na Coreia também dá duas medalhas de bronze e estas foram para Mobina Nemtadazeh, do Irã, e Lena Stojkovic, da Croácia. Em suas respectivas lutas, a iraniana derrotou a saudita Dunya Ali Abutaleb e a croata passou pela turca Merve Kavurat.
+ Alison está na final dos 400m com barreira
Campeão mundial, sul-coreano leva ouro nos 58kg
A segunda e última categoria a ter seu campeão definido nesta quarta nas Olimpíadas é a até 58kg masculina. Nela, o atual campeão mundial Tae-Joon Park mostrou por que é um dos grandes nomes do taekwondo ao conquistar a medalha de ouro em Paris.
Park derrotou na decisão a Gashim Magomedov, do Azerbaijão. O lutador da Coreia do Sul dominou o primeiro round, vencendo por 9 a 0. No segundo, manteve o domínio deste até que o azeri teve que abandonar o confronto faltando 1:02 para o final, tendo de se contentar com a medalha de prata.
Medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o tunisiano Mohamed Khalil Jendoubi levou para casa o bronze ao derrotar Adrián Yunta, da Espanha. A outra decisão do terceiro lugar viu o francês Cyril Rouvet passar pelo italiano Vito Dell’Aquila, campeão olímpico no Japão, para conquistar a medalha.