Segundo brasileiro a representar o taekwondo nas Olimpíadas de Paris, Edival Pontes enfrentou nesta quinta-feira (8) Zaid Kareem, da Jordânia, na primeira luta da categoria masculina até 68kg do evento.
Foi uma luta na qual o paraibano se esforçou bastante, perdendo o primeiro round e vencendo o segundo. Mas Kareem foi mais ativo e conseguiu conectar os melhores golpes, vencendo a luta por 2 rounds a 1 e se classificando.
A luta
Kareem foi quem começou buscando o ataque, com Edival tentando achar algum espaço para conseguir os golpes. Mas quem saiu na frente com dois chutes no corpo foi o jordaniano, que ainda ganhou um ponto de graça com o brasileiro sendo punido com gam-jeom.
Também com chute no colete, o paraibano somou os primeiros dois pontos, mas uma nova série de chutes de Kareem o fizeram ganhar mais pontuação e Kareem terminou o primeiro round como vencedor pelo placar 9 a 2.
Tendo de vencer o segundo round para manter-se vivo na luta, Edival Pontes teria que partir para a ofensiva. Mas levou um chute na cabeça, que rendeu três pontos ao jordaniano, respondendo na mesma moeda. Buscando mais atividade, o brasileiro se fechava na defesa enquanto armava a chance de tentar o golpe certeiro com o placar empatado.
Uma tentativa de golpe rendeu mais um gam-jeom, cedendo outro ponto para o jordaniano. Edival pediu o VAR para rever o que seria um chute na cabeça e a revisão lhe deu os três pontos do golpe e nem outra punição o fez perder o round, que ficou em 6 a 5 e empatou a luta.
O terceiro round desta luta seria o que decidiria o vencedor e a vaga na próxima fase. Kareem foi ao ataque e o brasileiro se postava para aproveitar o contra-golpe, com o jordaniano chutando a cabeça do brasileiro para abrir o placar em 3 a 0 e, depois, aplicando outro chute na cabeça e depois no corpo. Com chute na cabeça, o paraibano se recolocou no combate e um chute na cabeça que poderia render pontos ao jordaniano acabou anulando o golpe. Mas um novo gam-jeom desfavorável a Netinho fez o brasileiro reagir, perdendo o round por 9 a 3 e a luta por 2 rounds a 1.
Ziad Kareem terá pela frente o vencedor da luta entre Hakan Reçber, da Turquia e Ibrahim Maiga, de Burkina Faso. A Edival, resta torcer para que o jordaniano chegue longe no torneio para poder ter a chance de entrar na repescagem e manter a chance de medalha.