Olimpíadas

Vôlei Feminino: Brasil perde para EUA e vai disputar o bronze

Em jogo disputado set a set, quem levou a melhor foram as americanas, que venceram por 3 sets a 2.

Foto: Alexandre Loureiro/COB.

O Brasil disputou com os Estados Unidos, nesta quinta-feira (8), uma vaga na final do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Paris. Em jogo disputado set a set, quem levou a melhor foram as americanas, que venceram por 3 sets a 2.

PRIMEIRO SET

A partida começou intensa e, logo no início, a revisão de um lance pegou um toque no bloqueio americano, dando ponto ao time brasileiro. Depois, as americanas viraram o jogo e abriram quatro pontos de vantagem. A equipe brasileira chegou a se aproximar das americanas no placar, com ótimas atuações de ataque e bloqueio, mas só conseguiu o empate com o placar em 12 a 12. E o empate foi seguindo com ponto a ponto dos dois lados da quadra, até que o Brasil virou com 16 a 15 e seguiu à frente no placar. Já mais perto do fim do set, foram as americanas que assumiram a frente na pontuação, mas levaram novamente o empate em 21 a 21. Seguindo na disputa até o setpoint dos Estados Unidos, que não desperdiçaram a chance e fecharam o primeiro set em 25 a 23.

SEGUNDO SET

O segundo set iniciou com vantagem para as americanas, mas logo as brasileiras empataram e viraram o jogo, abrindo vantagem de três pontos e aumentando para seis pontos em 15 a 9. O Brasil seguiu muito melhor no segundo set, segurando as tentativas de avanço do time americano, e chegou a abrir oito pontos de vantagem. No fim, as brasileiras fecharam o set em 25 a 18, empatando a partida em 1 a 1.

TERCEIRO SET

Com o jogo empatado em sets, ambas as seleções voltaram à quadra decididas a não aliviar na partida. As americanas foram bem neste início e passaram à frente no placar. As brasileiras quase conseguiram o empate em 4 a 4 após uma deixadinha da Gabi, mas houve uma invasão dela na quadra adversária na descida da rede.

Isso pode ter desestabilizado as brasileiras, que deixaram os Estados Unidos seguirem à frente no placar e abrirem 6 pontos de vantagem, chegando a 11 a 5, depois 13 a 7. Depois, Os Estados Unidos chegaram a 19 a 12, e a vantagem só aumentava, chegando a dez pontos e, por fim, fecharam o placar em 25 a 15. 

QUARTO SET

Perdendo em sets, o Brasil precisava iniciar o quarto set como recuperação. Mesmo perdendo os primeiros pontos, a seleção brasileira chegou ao empate em 6 a 6, para depois virar o jogo em 8 a 7 e seguir à frente no placar, não deixando os Estados Unidos empatarem. O Brasil chegou a abrir três pontos, com 19 a 16, quando o técnico da equipe americana pediu tempo. E a seleção brasileira seguiu avançando, mas perdeu a vantagem. Mesmo assim fechou o set em 25 a 23, levando o jogo ao tie-break, mesmo com um desafio pedido pelas americanas após o último ponto.

TIE-BREAK

O Brasil não perdeu a chance de começar forte no tie-brake, mas as americanas também não amoleceram, fazendo um excelente rally logo no início do jogo. E um novo rally levou os Estados Unidos a empatarem o jogo em 6 a 6.

As equipes invertaram a posição na quadra quando os Estados Unidos marcaram 8 a 7 no placar. E o Brasil seguia em desvantagem neste set bem mais curto.

RIVALIDADE

As duas seleções já foram destaque por disputarem três finais olímpicas entre si, com duas vitórias para o Brasil, em Pequim 2008 e Londres 2012, e uma vitória para os Estados Unidos, em Tokio 2020.

E quem avançou nesta etapa foi os Estados Unidos, que enfrentarão a equipe vencedora do jogo entre Turquia e Itália, que será realizado ainda nesta quinta-feira, às 15h. A final será no próximo domingo (11), às 8h, dia do encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, enquanto o bronze será disputado pelo Brasil no sábado (10), às 12h15, horário de Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo