No encerramento da maratona de atletismo dos Jogos Olímpicos de Paris deste domingo (11), a holandesa Sifan Hassan venceu a maratona feminina. A atleta bateu um recorde na prova e entrou para a história do atletismo. Ela terminou seu percurso de 42km em 2h22m55s.
Fora isso, a atleta holandesa também repetiu o recorde do tcheco Emi Zatopek, único atleta na história a ter ficado no pódio nos 5.000m e nos 10.000m em pista. Antes de ter vencido a prova deste domingo, a atleta holandesa havia conquistado duas medalhas de bronze, em ambas as provas.
Além de Sifan Hassan, o pódio da prova foi composto por Tigst Assefa, da Etiópia, que fechou em 2h22m58s, e com Hellen Obiri, do Quênia, que terminou com 2h23m10s.
Hassan assumiu a liderança da prova apenas nos últimos metros. Ela disputou a liderança com Tigst, que acabou sendo ultrapassada na última curva. Já a campeã da prova em Tóquio 2020, Peres Jepchirchir, do Quênia, terminou em 15° lugar. O Brasil não teve representantes nesta disputa.
Diferentemente das edições anteriores, a prova da maratona feminina foi realizada no último dia dos Jogos Olímpicos em vez da masculina, que era tradição até então.