Após alguns dias de negociação e alguns imbróglios, é oficial, o atacante equatoriano Gonzalo Plata é jogador do Flamengo. O clube anunciou a contratação do jogador nesta sexta-feira (30) em suas redes sociais.
Após contratar Michael, o Rubro-Negro seguiu no mercado e fechou com o Al Sadd, do Catar a contratação do atacante pelo valor de 3,65 milhões de euros (R$ 22,4 milhões) por 30% dos direitos econômicos do equatoriano.
O Flamengo negociou com o clube o pagamento progressivo dos outros 70%, e a forma seria por metas estipuladas, que obrigariam o clube a pagar conforme as metas fossem batidas pelo jogador, no total, o Flamengo irá pagar um valor próximo a 11,6 milhões de euros (R$ 72,1 milhões).
Gonzalo Plata vem de boa temporada pelo Al-Sadd, com 12 gols marcados e oito assistências em 31 jogos, antes de se destacar pelo clube Catari, Plata chamou a atenção do Sporting, de Portugal, quando atuava no Independiente del Valle, clube em que foi revelado, após passagem em Portugal o jogador atuou no Valladolid, time de Ronaldo na Espanha, quando foi contratado e passou a atuar no Catar.
Antes de se iniciarem as negociações com o Flamengo, Grêmio e Corinthians já haviam tentado negociar a contratação do equatoriano, mas sem sucesso.