Fortaleza

Na liderança do Brasileirão, Fortaleza tem melhor CEO de clube de futebol sul-americano

(Foto: Paulo Paiva/Confut Sudamericana)

Dirigente da SAF do Fortaleza foi premiado na Confut Sudamericana na categoria melhor Profissional de Direção Executiva Geral

(Foto: Paulo Paiva/Confut Sudamericana)

Com a vitória diante do Corinthians, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza assumiu a liderança da competição. Essa é a primeira vez que um time nordestino chega ao topo da tabela no segundo turno do Brasileirão de pontos corridos. Fora das quatro linhas, o Leão mantém um projeto de gestão de longo prazo, com Marcelo Paz à frente do clube desde 2017. Atuando como CEO da SAF do Fortaleza, o dirigente foi eleito, na última sexta-feira (23), pela Confut Sudamericana, o melhor Profissional de Direção Executiva Geral (CEO/Presidente) da América do Sul.

Para debater as tendências e desafios da indústria do futebol sul-americano, o evento reunião profissionais do mercado da bola e distribuiu premiações em 20 categorias, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado em clubes do continente. Concorrendo com os executivos Jorge Pablo Brito, do River Plate, e Leila Pereira, do Palmeiras, através de votação, Marcelo Paz foi eleito o melhor CEO de clube.

— É importante ressaltar que esse não é um prêmio, ao meu ver, que seja válido para a temporada 2024, e sim de um trabalho de muitos anos. Um trabalho coletivo que fez com que o clube crescesse, que a gente também evoluísse como profissional e como ser humano, para assim, estar à frente desse projeto do Fortaleza, que faz bem ao futebol brasileiro e sul-americano — disse o executivo.

Histórico

Marcelo Paz assumiu o cargo de CEO no Fortaleza após o clube virar SAF, em setembro de 2023. Em termos financeiros, no último ano, o trabalho à frente da gestão rendeu, ao clube, o maior faturamento da história de uma equipe do Nordeste, com cerca de R$ 371 milhões.

Além disso, o Fortaleza é um dos times da elite brasileira de menor investimento para montar o elenco – entre receitas, custos com futebol e valuation – gastando 3,8x menos que o Flamengo e 3,2x menos que o Palmeiras, de acordo com estudo da Sports Value.

Em campo, ao longo dos últimos anos, o Fortaleza também vem alcançando grandes resultados. O novo líder do Brasileirão tornou-se tricampeão da Copa do Nordeste (2019, 2022 e 2024), levou o penta do Cearense (2019, 2020, 2021, 2022 e 2023), disputou a Copa Libertadores pela primeira vez na história em 2022 e foi vice-campeonato da Sul-Americana em 2023.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo