Automobilismo

Fórmula 1: GP da Itália teve emoção desde a primeira curva, com vitória de Leclerc

O piloto da Ferrari venceu diante dos torcedores italianos.

Foto: Reprodução BandTV

O GP de Monza, na Itália, neste domingo (1º) teve emoção do início ao fim. Charles Leclerc, da Ferrari, venceu a corrida na casa da Ferrari após optar por apenas uma troca de pneus. Fechando o pódio, as McLaren de Oscar Piastri e Lando Norris, que ainda beliscou um ponto extra pela melhor volta da corrida.

A torcida estava de pé na última volta para torcer até a última curva e celebrar a vitória do monegasco e da equipe da casa. Uma vitória em um momento sensacional para Leclerc, que havia vencido nesta temporada apenas no GP de Mônaco, sua casa.

Como foi a corrida

Enfim o Lando Norris, da McLaren, teve uma boa largada e manteve a ponta, ao largar na pole position, até a primeira curva, porém perdeu a posição ao dividir a chicane com seu companheiro Oscar Piastri, que não aliviou para o pole position.

Antes dessa ultrapassagem, Piastri havia dividido a pista no final da reta de largada com George Russel, da Mercedes, que perdeu a freada e voltou mais à frente, perdendo parte da asa dianteira e algumas posições, caindo para sétimo lugar, atrás de Verstappen.

Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, estava reclamando dos pedaços da asa de Russel, que poderiam se soltar na pista e causar acidente, e não percebeu uma investida de Kevin Magnussen pela direita, que forçou a ultrapassagem na curva e acabaram se chocando, o que levou Magnussen a parar no boxe para trocar a asa e o Ricciardo a ser punido com “stop and go”.

Outro que foi punido por incidente na pista foi Nico Hulkenberg, que se chocou com Yuki Tsunoda. Voltas depois, o japonês foi chamado aos boxes e teve que abandonar a corrida, fazendo com que a punição tenha saído barata ao Hulkenberg.

No final da 15ª volta, Norris fez um undercut em Leclerc e voltou à frente da Ferrari do monegasco. Charles Leclerc não entendeu a parada antes do previsto e questionou a equipe. “Para que parar tão cedo se levamos o undercut?”, perguntou Leclerc. Duas voltas depois, correndo risco de também tomar um undercut de Norris, Piastri e a McLaren foram cirúrgicos no pitstop, fazendo com que o piloto australiano voltasse à frente do companheiro. 

Na volta 18, quando Ricciardo parou nos boxes e aproveitou para pagar a punição que levou por conta do toque com Magnussen, um dos mecânicos se confundiu e tocou na asa dianteira antes da hora, levando o piloto a levar outra punição e perdendo mais tempo na próxima parada.

Na volta 31, ao passar pela segunda variante, Lando Norris perdeu a freada e, com isso, aumentou a distância para o companheiro Oscar Piastri. Aproveitando a falha, Norris foi para os boxes e fez sua segunda parada, após também questionar a equipe sobre o gasto exagerado dos pneus esquerdos.

A briga estava boa e com muita “maldade” lá pela volta 40. Após Piastri voltar de sua segunda parada nos boxes, Verstappen segurou na pista e não aliviou para Norris, que vinha colado, mas a disputa era muito mais do que a posição, já que o holandês precisaria fazer mais uma troca de pneus. Em jogo estava a diferença na pontuação do campeonato, que poderia reduzir drasticamente entre Verstappen e Norris se o britânico conseguisse ultrapassar seu companheiro e vencer a prova. Depois que Max enfim foi ultrapassado, foi para os boxes.

Na volta 45, a briga pela vitória já estava mais forte, com Carlos Sainz tendo que segurar o máximo do rival Oscar Piastri para deixar seu companheiro de Ferrari seguindo na primeira posição. Leclerc e Sainz optaram por fazer apenas uma parada para troca de pneus, o que até então estava dando grande chance ao monegasco de conquistar a tão desejada vitória no circuito italiano, diante dos torcedores da Ferrari.

Há seis voltas para o fim da prova, Piastri já estava tirando um segundo de diferença por volta para Leclerc. 

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