Com a paralisação do Campeonato Brasileiro a partir desta segunda-feira (2) devido a Data Fifa, diversos times levaram um ‘gosto’ amargo nesses, no mínimo, 10 dias sem atuar, enquanto outros, podem ter um ‘descanso’ em paz.
É o caso do Fluminense que, ao entrar a campo no último domingo (31) contra o São Paulo, enfrentava a pressão de ter sido colocado na zona do rebaixamento – após muito esforço e luta para escapar dela -, depois da vitória do Corinthians para cima do Flamengo na Neo Química Arena.
Caso perdesse no duelo entre tricolores, o Fluminense poderia voltar para 17ª posição na tabela – o primeiro dos ‘últimos’ – e, além de ser prejudicial no decorrer da competição, também traria prejuízos mentais para o elenco.
Confirmando essa teoria, o próprio técnico do Fluminense, Mano Menezes, comentou sobre os benefícios dessa parada para a Data Fifa, principalmente após esses 3 pontos importantíssimos no Brasileiro.
Confirmando a teoria, o próprio técnico do Fluminense, Mano Menezes, destacou a importância de ir para esse período sem jogos sem estar na zona de rebaixamento, principalmente após esses 3 pontos importantíssimo no Brasileiro.
Mano comentou, também, sobre a parada de 10 dias da Data Fifa, em que a Seleção Brasileira realizará jogos importantes da Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, tendo, assim, tempo de sobrar para descansar e trabalhar o elenco.
“Eu só posso ver com bons olhos essa parada da Data Fifa, porque a tendência é continuarmos melhorando para cada vez mais poder oferecer uma equipe equilibrada em todos os aspectos do jogo. Temos que aproveitar o momento que é bom.” – disse Mano, em coletiva pós-jogo.
O treinador do Tricolor das Laranjeiras enxerga com bons olhos a Data Fifa, principalmente como uma boa oportunidade de melhorar ainda mais, visto a chegada de novos reforços na janela que podem ainda estar passando por adaptações.
Foram sete reforços nessa janela de meio ano, são eles: Thiago Silva – que retorno às Laranjeiras, após carreira brilhante na Europa -, Nonato, Ignácio, Kevin Serna, Facundo Bernal, Victor Hugo e Gabriel Fuentes.
Três desses da lista, inclusive, foram titulares na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo. Kevin Serna é o nome que tem ganhou a confiança não só da comissão técnica, mas também da torcida, e hoje parece ser um titular absoluto no ataque. Nonato e Bernal foram a dupla de volante da partida.
Na mesma coletiva em que comentou sobre a Data Fifa, Mano também deixou claro o trabalho individual que vem fazendo com Facundo Bernal, para que o uruguaio possa se adaptar ao futebol brasileiro. O treinador afirmou que há 30 dias trabalha com o jogador para que ele substitua o André.
O Fluminense volta a campo no domingo (15), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, para enfrentar um carrasco em sua temporada, o Juventude. O Alviverde eliminou o Tricolor nas oitavas da Copa do Brasil, porém, o confronto dessa vez é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.