Botafogo

Análise: Alex Telles chega com grande prestígio e titularidade deve ser questão de tempo no Botafogo

Alex Telles atuando pela Seleção Brasileira (Photo by Robert Cianflone/Getty Images)

Alex Telles chega ao Botafogo após boas passagens pela Europa e Arábia Saudita e disputa de Copa do Mundo. Lateral chega com muita expectativa

Photo by Robert Cianflone/Getty Images

No último dia da segunda janela de transferências o Botafogo surpreendeu fechando a contratação do lateral-esquerdo Alex Telles. O jogador brasileiro estava livre no mercado após rescindir seu contrato com o Al-Nassr, da Arábia Saudita. O lateral assinou um contrato de dois anos com o Alvinegro e chega para acirrar a disputa pelo lado esquerdo da defesa.

Com a lesão de Cuiabano, que deve desfalcar a equipe por pelo menos um mês, o Glorioso correu atrás de uma reposição à altura e o Alex Telles já pode chegar assumindo a titularidade da posição, visto que, ele estava em atividade pelo Al-Nassr e a última partida em que atuou pelo time árabe foi no dia 27 de agosto.

CARREIRA

O novo reforço do Botafogo foi revelado pelo Juventude, onde subiu para o time profissional aos 19 anos, em 2011. Jogando pela Juve, se destacou e chamou a atenção do Grêmio, que o contratou no ano de 2013, naquela temporada o tricolor gaúcho disputou a Libertadores. Mesmo com passagem curta pelo clube gaúcho, foi peça fundamental na campanha de vice campeão brasileiro do time comandado pelo Luxemburgo.

Com destaque na temporada, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do campeonato e no início de 2014 foi vendido para o Galatasaray pelo valor de 6 milhões de euros (cerca de 19 milhões de reais na época).

Na Turquia, foram duas temporadas atuando em alto nível, que fez a Inter de Milão o contratar por empréstimo. Após esse período na Itália, Alex Telles chamou a atenção do Porto, que desembolsou 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 23,6 milhões na época) para contratá-lo.

Foi jogando pelo time português que o lateral teve seu auge na carreira e chegou até a tão cobiçada Seleção Brasileira. Foram cinco anos atuando no Porto, na temporada de 2019/20, deu 18 assistências e foi vice-artilheiro do Campeonato Português com 11 gols (ele era o cobrador de pênaltis oficial da equipe).

Após cinco anos jogando em solo português, o brasileiro foi contratado pelo Manchester United, da Inglaterra. A passagem pelo time inglês, porém, não foi muito boa, sendo reserva de Luke Shaw. Após duas temporadas, foi emprestado para o Sevilla e por lá voltou a receber chance na Seleção, sendo convocado para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Neste mesmo ano, Alex sofreu uma lesão grave no ligamento cruzado na partida contra o Camarões, pela terceira rodada da fase de grupos do Mundial.

Após muito tempo fora dos gramados se recuperando, o lateral foi contratado pelo Al-Nassr por 7 milhões de euros (aproximadamente R$ 37 milhões). Pelo clube saudita, o brasileiro atuou em 44 jogos, marcou três gols e deu quatro assistências.

Características

Alex Telles chega ao Botafogo trazendo grande experiência na bagagem, além disso, o jogador pode agregar muita qualidade ao time carioca. Além do comprometimento defensivo, Telles tem um jogo ofensivo muito bom e chega muito para apoiar o ataque. Em geral, é um lateral muito completo, tem velocidade, é bom tanto defensivamente quanto ofensivamente, bom na bola parada (cobra pênaltis e escanteios) e tem bom passes e cruzamentos. O Glorioso fechou com um lateral de alto nível e que vai ser muito importante nessa fase final de temporada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo