O Brasil conquistou suas duas primeiras medalhas na paracanoagem na manhã deste sábado. Luiz Carlos Cardoso, conquistou a prata na prova do caiaque KL1 200m. Miqueias Rodrigues conquistou o bronze, mas foi durante a disputa da prova do caiaque KL3 200m.
O paraense Luís Carlos Cardoso foi o primeiro a conquistar a medalha, ele encerrou sua prova com 46.42s, mas foi superado por poucos segundos pelo húngaro Peter Kiss, que fechou o percurso com 44.55s. Enquanto o bronze ficou com o francês Remmy Boulle que encerrou a disputa em 47.01s.
Durante a prova, Luís largou bem e sempre se manteve próximo do Kiss, mas o hungaro disparou após os 20m e não deu mais chances para os seus adversários. Além da vitória, o medalhista de ouro ainda bateu o recorde paralímpico.
Miqueias teve uma disputa emocionante. Durante sua disputa, ele travou uma disputa individual acirrada com o espanhol Juan Antonio. Faltando apenas 50m para o fim da prova, o brasileiro estava atrás de seu concorrente, mas fez um final de prova muito forte e fez a definição para o fechamento do pódio ser decidida por meio do photo finish. A decisão foi feita por centésimo. Miqueias finalizou a disputa com 40s75 e o espanhol ficou em 40s76.
O ouro da prova ficou com o argelino Brahim Guendouz que dominou a prova e fechou com a marca de 39.91s. Enquanto a prata ficou com o australiano Dylan Littlehales encerrou com 40.68s.
Outros brasileiro também também chegaram às finais em outras provas. Fernando Rufino ficou na sexta posição nos 200m KL2. Debora Ribeiro ficou terminou na quinta posição geral nos 200m VL2. Já Mari Santilli terminou na sexta posição na final A do VL3. O Brasil ainda terá dois representantes na canoagem no último dia das Paraolímpiadas. Adriana Gomes Azevedo disputará os 200m KL1, e Aline Furtado de Oliveira estará nos 200m KL3. As provas serão disputadas durante a madrugada.