Para lembrar o Setembro Amarelo, mês da Prevenção do Suicídio, o Fortaleza promoveu uma campanha de conscientização em suas redes sociais na última terça-feira (10). Além de conscientizar, o intuito da ação realizada pelo Leão é ressaltar a importância de falar abertamente sobre o assunto e estimular as pessoas para que ofereçam e busquem ajuda.
Durante o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o clube realizou duas publicações. Inicialmente, foi divulgada uma parcial com 9.290 pessoas, que chamou atenção da torcida, levando à interpretação de que o número representaria a parcial de ingressos vendidos para um jogo do Fortaleza. A média compartilhada era distinta dos números registrados pelo clube, que soma um público de 841.848 mil pessoas presentes nas arquibancadas ao longo da temporada.
Após a repercussão, foi realizada uma segunda postagem, explicando que a parcial divulgada anteriormente se referia ao número de pessoas que, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, tiraram a própria vida, entre 2009 e 2023, no Ceará. As peças fizeram parte da campanha #TodaVidaImporta, promovida pelo Fortaleza Esporte Clube.
“Discriminação; Traumas; Abuso; Perdas; Isolamento Social; Transtornos Mentais; Depressão; Os motivos podem ser muitos, mas a solução é apenas uma: Procurar Ajuda”, aponta o vídeo da ação publicado pelo clube.
– Prevenção ao suicídio é um assunto extremamente sensível. Por isso ressaltamos que o movimento do Setembro Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de falar abertamente sobre o suicídio, oferecer suporte emocional e incentivar a busca por ajuda, é importante demais não apenas para o torcedor do Fortaleza, mas para todos os públicos, para toda a sociedade – pontuou Marcel Pinheiro, Diretor de Comunicação e Marketing do Fortaleza.
SERVIÇO DE APOIO EMOCIONAL
Para aqueles que passam por questões com a saúde mental, se sentem solitários ou precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita. O serviço de voluntariado atende todo o país, 24 horas por dia, pelo telefone 188. A comunicação com o CVV também pode ser realizada através de chat, e-mail (apoioemocional@cvv.org.br) ou pessoalmente, em endereços indicados no site da organização (cvv.org.br).