Antes de mais nada, o Olaria está classificado para a semifinal da Copa Rio. A vaga na semifinal foi conquistada após o empate em 0 a 0, fora de casa, e vitória por 2 a 0, na rua Bariri, diante da Cabofriense. Assim, o Olaria enfrentará o Zinza, em jogos de ida de volta.
As partidas acontecem no dia 30 de setembro e nove de outubro, com o primeiro confronto em Bangu, e o jogo da volta na caso do Olaria. Caso conquiste a vaga para a final, o time comandado por Edson Souza estará garantido pelo segundo ano consecutivo em competição nacional.
Isso porque, a Copa Rio garante vaga aos finalistas na Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro Série D. Assim, é importante lembrar que a classificação serviu para confirmar o ótimo momento vivido pelo clube em 2024.
Nesse sentido, vale destacar que mesmo não conquistando o acesso para a primeira divisão do Campeonato Carioca, o time segue invicto há 18 jogos. Esses números representam a maior série invicta de uma equipe do futebol brasileiro na atualidade. Recentemente duas equipes chegaram próximas desta marca: Ferroviária, na Série C (14 jogos sem perder), e Manauara, na Série D (14 jogos sem perder), mas já foram derrotados.
Para se ter noção, a última derrota do Olaria aconteceu no dia 1 de junho, na terceira rodada do Campeonato Carioca A2, quando enfrentou o Duque de Caxias e perdeu por 1 a 0. Nesse meio tempo, o time vinha de 3 derrotas, sendo uma delas para o São Bernardo, na primeira fase da Copa do Brasil.
— Eu encaro isso como uma situação normal dentro daquilo que é a nossa proposta. Sempre frisei que aquelas três derrotas fizeram com que a gente se fortalecesse e a partir do momento que demos aquela arrancada na terceira partida, eu falei que esse time não perde mais. Não entramos em campo pensando nisso, mas sim com pensamento de ganhar o jogos os jogos — disse Edson Souza.
Sobre a invencibilidade, o Olaria olha pela primeira vez para a possibilidade de se aproximar da sua marca histórica. Isso porque, em 1931 o clube da zona norte ficou 30 jogos sem perder, Os números foram alcançados durante a disputada da segunda divisão do Campeonato Carioca, naquela edição, o time conquistou o seu primeiro acesso para a primeira divisão.
Já o técnico Edson Souza vive no Olaria o seu maior período de invencibilidade. Antes a sua marca tinha sido atingida quando dirigia o Brasiliense, durante da disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, em 2020. Naquela ocasião o treinador conquistou 14 jogos de invencibilidade.