Mesmo com a derrota do último jogo, o Flamengo passou para as quartas de final da CONMEBOL Libertadores e confronta Peñarol nesta quinta-feira (19), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã.
O Flamengo vive um ótimo momento nas competições e quer aproveitar o apoio da torcida para sair na frente na luta por uma vaga nas semifinais. Já o Peñarol, por sua vez, vem com o objetivo de equilibrar a disputa e levar a decisão para o jogo de volta no Uruguai.
COMO CHEGA O FLAMENGO
O time comandado por Tite enfrentará desfalques importantes para o jogo decisivo. O atacante Pedro, artilheiro da temporada, passou por uma cirurgia grave no joelho e só deve retornar aos gramados em 2025. O mesmo acontece com Luiz Araújo, que vinha se destacando nas últimas partidas. O atacante também será submetido a uma cirurgia por conta de uma lesão, com previsão de retorno em cerca de dois meses.
Mesmo com desfalques importantes, o Flamengo terá reforços para o confronto decisivo contra o Peñarol. Alex Sandro, Carlos Alcaraz e Gonzalo Plate, recém-contratados pela diretoria, já estão inscritos no torneio e podem fazer suas estreias pela equipe na competição.
COMO CHEGA O PEÑAROL
Embora não tenha vencido o torneio há quase quatro décadas, o adversário do clube carioca carrega uma das camisas mais fortes da competição. Além de sua história, um fator que merece atenção da equipe de Tite é o excelente momento vivido pelo meio-campista Leo Fernández.
Responsável pela última derrota do Flamengo em pleno Maracanã, na Libertadores, o Peñarol chega confiante e busca repetir o feito, visando largar na frente no confronto das quartas de final.
RETROSPECTO
Flamengo e Peñarol se enfrentaram poucas vezes ao longo da história, com o time uruguaio levando a melhor na maioria dos confrontos. Segundo dados, em seis encontros, o Flamengo venceu apenas uma vez, enquanto o Peñarol saiu vitorioso em quatro partidas, e uma terminou empatada. O último embate entre as equipes foi na fase de grupos da Libertadores de 2019, quando o Peñarol venceu no Maracanã por 1 a 0 e empatou o segundo jogo em 0 a 0. Além desses confrontos, os dois clubes também se enfrentaram nas semifinais da Copa Mercosul de 1999, quando o Flamengo conquistou sua única vitória, por 3 a 0, mas o Peñarol venceu a partida de volta por 3 a 2. No entanto, o Rubro-Negro avançou à final e sagrou-se campeão daquela edição.
FICHA TÉCNICA – FLAMENGO x PEÑAROL
- Competição: Libertadores – 65ª rodada
- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
- Horário: 19h (horário de Brasília)
- Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
- Árbitro Assistente 1: Jorge Urrego (VEN)
- Árbitro Assistente 2: Tulio Moreno (VEN)
- Quarto Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
- VAR: Juan Soto (VEN)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Flamengo: Rossi; Wesley (Varela), Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Alex Sandro; Pulgar, Léo Ortiz e Arrascaeta; Gerson, Luiz Araújo e Bruno Henrique (Carlinhos). Técnico: Tite.
Peñarol: Aguerre; Pedro Milans, Léo Coelho, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maximiliano Olivera; Eduardo Darías, Damián García e Leonardo Fernández; Javier Cabrera e Maximiliano Silvera. Técnico: Diego Aguirre.
PALPITES
Renato Centeio, editor de Mais Esportes no ENM:
“O retrospecto do Flamengo nas últimas partidas é de poucos gols e com algumas falhas da defesa, com muita dificuldade na criação de jogadas com finalizações que levem mesmo ao gol. Enquanto isso, o Peñarol vem de duas vitórias consecutivas, sendo a última por 4 a 0. Se avaliarmos os últimos dois jogos entre as duas equipes, um 0 a 0 e outro com derrota do Flamengo por 1 a 0, as chances de vitória do rubro-negro ficam ainda menores. Então meu palpite para este jogo seria um 2 a 1, com bastante otimismo para o rubro-negro, ou uma derrota por 1 a 0 avaliando o cenário mais realista.”
Palpite: Flamengo 2×1 Peñarol ou uma derrota Flamengo 0×1 Peñarol.
ONDE ASSISTIR
O duelo será transmitido pelo ESPN e pela Disney+.