O confronto das quartas de final da Libertadores entre Botafogo e São Paulo não colocará apenas dois times brasileiros frente a frente, mas também marcará um embate entre dois opostos dentro da competição continental. O Alvinegro tem o melhor ataque, com incríveis 21 gols marcados em 12 jogos. Por outro lado, o Tricolor Paulista sofreu apenas três tentos em oito partidas.
A equipe carioca começou sua participação na competição cedo, e teve que passar por duas fases preliminares da competição, onde eliminou Aurora e Bragantino. Depois disso, caiu em um grupo difícil que ainda tinha LDU e Universitário, dois adversários que o Alvinegro venceu para garantir sua classificação em segundo de sua chave, que ficou apenas atrás do Junior Barranquila.
Já nas oitavas, última fase da competição, a equipe de Artur Jorge levou a melhor e eliminou o Palmeiras, de Abel Ferreira, em um confronto emocionante de sete gols decidido nos detalhes. Por conta de ter vindo das fases prévias e ter tido confrontos difíceis na fase de grupos e no mata-mata, o Alvinegro marcou em 21 oportunidades para levar a melhor sobre seus oponentes.
Por outro lado, o São Paulo, de Luis Zubeldía, não vive um bom momento dentro da temporada. Foi eliminado da Copa do Brasil para o Atlético Mineiro e venceu apenas um de seus últimos três jogos no Brasileirão. Já na competição continental, a equipe do Morumbis vem fazendo boa campanha, começou na fase de grupos e avançou em primeiro de seu grupo. Na última fase, levou a melhor sobre o Nacional.
Fora isso, o Tricolor Paulista tem a melhor defesa da competição continental, com apenas três gols sofridos em oito jogos. Além disso, vem de uma sequência de quatro jogos sem ser vazado dentro da competição continental. Confira abaixo alguns dos números das duas equipes na Libertadores:
O primeiro embate entre Botafogo e São Paulo, pelas quartas de final da Libertadores, será disputado nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.