Atuando em Buenos Aires, o Athletico visitou o Racing, nesta quinta-feira (26), no Estádio Presidente Perón. Depois da vitória por 1 a 0, em Curitiba, o time rubro-negro precisava do empate para avançar à semifinal da Copa Sul-Americana. No entanto, os argentinos levaram a melhor, venceram por 4 a 1 e garantiram a vaga.
Assim que o jogo começou, a vantagem construída pelo Athletico já caiu com o gol marcado pelo Racing. Antes mesmo do primeiro minuto, Gabriel fez o corte para a entrada da grande área e Almendra pegou o rebote chutando firme. A bola foi no ângulo de Mycael: Racing 1 a 0.
O resultado positivo em favor dos argentinos estava levando a disputa para as penalidades, mas o Racing seguia mais forte e próximo do segundo gol. Aos oito, em rápido ataque, Adrián Martínez fez o pivô e Roger Martínez chegou chutando, mas a bola foi por cima. Pouco depois, Adrían Martínez emendou uma bicicleta e mandou pra fora.
Até que aos 22 minutos, Quintero lançou Roger Martínez, que fez o passe no meio para Adrián Martinez chutar para o gol e ampliar o marcador: Racing 2 a 0.
A primeira oportunidade do Athletico veio apenas aos 30, quando Zapelli cobrou falta na área, a defesa afastou e Léo Godoy chutou por cima no rebote. Mas quando o Racing chegou com perigo, aos 41, conseguiu marcar o terceiro. Gabriel perdeu a bola e Quintero fez grande passe para Roger Martínez, que recebeu na área e finalizou para fechar o placar do primeiro tempo: Racing 3 a 0.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Lucho González apostou logo em três mudanças: Nikão, Christian e Pablo entraram nos lugares de Léo Godoy, Mastriani e Erick. As mudanças deram efeito logo no primeiro minuto da segunda etapa, quando Canobbio lançou para Nikão, que, de frente com o goleiro, mandou para o gol e descontou: 3 a 1.
Apesar de ter marcado logo cedo no segundo tempo e iniciar uma reação, o Athletico voltou a mostrar dificuldades para chegar ao ataque. Enquanto isso, o Racing também pouco chegava e administrava a vantagem que foi construída durante o primeiro tempo do jogo.
O Athletico voltou a chegar aos 14, quando Pablo recebeu na área e tentou chutar, mas acabou pegando sem direção e mandou pra fora. A resposta do Racing veio aos 17, quando Nardoni chutou de longe, mas mandou pra fora. Pouco depois, Zucilini e Mura entraram no time argentino.
Pouco depois das mudanças do time argentino, o Athletico também fez alterações, mas quem marcou foi o Racing. Depois de cobrança de escanteio, Martirena pegou o rebote e soltou uma bomba para marcar o quarto gol do time argentino na partida: 4 a 1. Os dois times ainda tiveram mais chances, o Athletico chegou a marcar, mas o gol foi anulado. Assim, o placar não se alterou.
Com a classificação às semifinais da Sul-Americana, o Racing vai agora enfrentar o Corinthians, que eliminou o Fortaleza. A outra semifinal será disputada entre Lanús e Cruzeiro. Os jogos acontecem entre os dias 24 e 31 de outubro. A grande decisão está marcada para o dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai.