Nesta segunda-feira (11), a Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou uma investigação, nomeada de Operação VAR, contra manipulação de resultados no Campeonato Carioca Série B.
Foram 11 mandados de busca e apreensão dirigidos pelos Agentes da Delegacia de Crimes contra o Consumidor (DECON) junto da Policia Civil Paulista. As equipes investigadas são o Nova Cidade, São José, o Brasileiro, Belford Roxo e o Duquecaxiense. A informação é do portal G1.
O caso
Foram apontados resultados suspeitos na competição depois da policia receber uma solicitação da FERJ, a Federação do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda segundo o portal, Willian Rogatto é um dos alvos. Ele é conhecido como “Rei do Rebaixamento”, e já foi preso pela Interpol no último final de semana, quando estava em Dubai.
Ele revelou que já chegou a receber mais de R$300 milhões com manipulação de resultados e que 42 equipes do futebol brasileiro já caíram em depoimento recente para a CPI Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas.
+ LEIA MAIS: Flamengo é campeão da Copa do Brasil
Como parte da operação, as residências dos presidentes dos clubes envolvidos nos esquemas foram alvos de buscas, assim como foi determinado pelo Juizado do Torcedor e Grandes Eventos.
O jogo
Ainda em junho, Belford Roxo x Nova Cidade é uma das partidas investigadas. Nela, foi identificada, nas investigações, uma grande quantidade de Bets da Ásia indicando que a equipe do Nova Cidade ganharia no 1º tempo e que o Belford viraria o placar no final do jogo, por exemplo.
Nisso, a partida estava 3 a 1 para o time do Nova Cidade ainda no intervalo, e quando o jogo encerrou, o Belford Roxo venceu pelo placar de 5 a 3. Isso despertou atenção dos investigadores e o jogo do Campeonato Carioca da Série B foi um dos alvos.