A Conmebol abriu uma investigação após o Peñarol fazer uma denúncia contra o Botafogo. De acordo com o site “GE”, a investigação seria sobre atos considerados “ofensivos e discriminatórios” feitos pela torcida do alvinegro no jogo de volta da semifinal da Libertadores, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
O pedido foi formalizado pelo clube uruguaio na última terça-feira (12). O pedido do Carbonero tem como base um vídeo que mostra os torcedores brasileiros fazendo referência a mãos algemadas, fazendo referência aos 200 torcedores que foram detidos no Rio de Janeiro antes do primeiro jogo.
O órgão abriu um procedimento formal contra o Alvinegro, que tem até o próximo dia 18 para apresentar sua defesa sobre o caso. A denúncia pode resultar em uma multa de até US$ 100 mil (cerca de R$ 580 mil) ao Botafogo.
Segundo o “GE”, o Alvinegro vê esse movimento como uma continuação da movimentação da tentativa de mudar a narrativa sobre o que aconteceu na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No segundo jogo, o clube uruguaio fez faixas pedindo que os torcedores fossem liberados.