Na última terça-feira (12), o ex-jogador Paulo Sérgio, tetracampeão mundial e ícone do futebol brasileiro, se reuniu com Simon Rolfes, diretor esportivo do Bayer 04 Leverkusen, na sede da Bayer, em São Paulo. Os representantes do clube alemão foram recebidos por Arturo Sanchez, presidente da Bayer para América Latina e Ásia/Pacífico, para apresentar os troféus conquistados pelo time na temporada 2023/24.
O evento marcou o início do “2024 Trophy Tour Brazil”, a primeira visita do clube ao Brasil com seus troféus, incluindo o Meisterschale da Bundesliga, a Supercopa e a DFB Pokal, troféus da histórica temporada invicta que quebrou a hegemonia de 11 anos do Bayern de Munique na liga alemã.
Paulo Sérgio, que jogou pelo Bayer Leverkusen entre 1993 e 1997 e hoje é embaixador da Bundesliga, compartilhou memórias de sua carreira, ressaltando o orgulho de aproximar o clube da Bayer e dos brasileiros. “Os títulos que conquistei foram frutos de muita determinação e superação. Representar o Bayer Leverkusen e promover essa conexão é algo significativo para mim”, declarou o ex-jogador.
Para Simon Rolfes, ex-jogador e hoje diretor do clube, a conexão entre o Bayer Leverkusen e o Brasil é histórica, com nomes como Tita, Wendell, Zé Roberto e Juan marcando presença no time alemão ao longo das décadas. “Sabemos que temos muitos fãs no Brasil e uma forte ligação com a Bayer, reforçada pela contribuição dos jogadores brasileiros para o nosso sucesso. Compartilhar esses troféus com o Brasil é algo especial para nós”, afirmou Rolfes.
Mais de 200 convidados lotaram o auditório da Bayer em São Paulo, enquanto funcionários de outras filiais na América Latina acompanharam o evento por transmissão ao vivo. Entre as atrações, os participantes puderam tirar fotos com os troféus e conhecer o mascote do clube, o leão Brian, além de interagir com Kim Falkenberg, chefe de recrutamento do clube, que destacou as sinergias entre esporte e negócios.
O presidente da Bayer para a América Latina, Arturo Sánchez, destacou a importância da parceria com o Bayer Leverkusen. “Há uma intersecção forte entre a cultura de resultados da Bayer e o espírito competitivo do clube. Celebrar esses títulos juntos é motivo de grande orgulho para nós”, disse.
Além do evento na Bayer, os troféus serão apresentados ao público na Champions Night no Palácio Tangará, na Câmara de Comércio Alemã e em outras ações promocionais. Na quarta-feira (13), Paulo Sérgio participa de um evento da Green Mining, empresa especializada em logística reversa, e, na quinta-feira (14), o clube realiza uma clínica de futebol em uma escola alemã, além da estreia do filme “A Dream Comes True” no Goethe-Institut São Paulo, documentário sobre a temporada 2023/24 do Bayer Leverkusen, co-produzido com a Prime Video.
Histórico de Brasileiros no Bayer Leverkusen
O Bayer Leverkusen tem uma longa tradição com jogadores brasileiros, com destaque para Tita, que chegou ao clube na temporada 1987/88 e marcou o gol do título da Copa da UEFA de 1988. O lateral Wendell é o brasileiro com mais partidas pelo clube, seguido por nomes de peso como o pentacampeão mundial Juan, Zé Roberto, Paulo Sérgio e Renato Augusto.
A temporada 2023/24 foi histórica para o Bayer Leverkusen, que alcançou uma sequência invicta de 51 jogos, superando o recorde europeu de 48 jogos do Benfica, e conquistou três títulos importantes, solidificando sua posição como um dos maiores clubes da Alemanha.