Outro lado

Galvão Bueno está de volta: relembre momentos marcantes do narrador

Galvão Bueno vai voltar a narrar (Foto: Mauricio Fidalgo/Globo/Divulgação)

Narrador foi a voz de conquistas importantes do esporte brasileiro

Foto: Mauricio Fidalgo/Globo/Divulgação

Com a confirmação do acerto de Galvão Bueno com a Amazon Prime, o narrador vai retornar às transmissões depois de ter deixado a Rede Globo. Galvão será o principal nome da plataforma de streaming para o Campeonato Brasileiro de 2025.

O Esporte News Mundo relembra momentos marcantes de Galvão Bueno que vão ficar na história da televisão brasileira e que revolucionaram o estilo de narração esportiva no Brasil.

Galvão Bueno vai narrar Brasileirão 2025; entenda retorno do locutor

Primeiro gol da Seleção Brasileira

Ao longo do período em que esteve na Rede Globo, Galvão Bueno narrou inúmeros gols importantes da Seleção Brasileira e que ficaram marcados na memora dos torcedores. O primeiro deles foi em 1986, quando o Brasil enfrentou a Argélia. Na ocasião, Careca marcou o gol brasileiro.

Primeiro título Mundial de Ayrton Senna

Em 1988, o piloto brasileiro Ayrton Senna confirmou o seu primeiro título mundial e Galvão Bueno deixou eternizada essa transmissão. No Grande Prêmio do Japão, o narrador colocou em palavras o sentimento dos brasileiros: “É a confirmação de um talento, da garra, da vontade, da determinação de um piloto. Aí Senna, no Grande Prêmio do Japão, apontando para a vitória. Vai frear pela última vez para passar pela chicane, o diretor de prova aguarda, o Brasil Inteiro aguarda, Ayrton Senna ergue o punho, vibra, é a vitória. Ayrton Senna do Brasil! Campeão mundial de 1988!”

Brasil Tetracampeão

Uma das narrações mais lembradas de Galvão Bueno aconteceu em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. O tetra brasileiro veio depois da disputa de pênaltis com a Itália. A imagem de Galvão gritando “É tetra!” e abraçado a Pelé é mais um dos momentos marcantes da carreira do narrador.

Brasil Pentacampeão

Outra das narrações históricas de Galvão Bueno aconteceu oito anos depois, em 2002, quando o Brasil conquistou o seu quinto título Mundial. Ronaldo Fenômeno marcou os dois gols na vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha e que garantiu mais uma taça brasileira.

Ouro de César Cielo

Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, Galvão Bueno também narrou uma importante conquista para o esporte brasileiro. O nadador César Cielo conquistou o ouro e a narração foi da seguinte forma: “Vamos para a largada, Cesar Cielo na raia 4, ele foi para a água, Cesar Cielo, saiu rasgando Cesar Cielo. Lá na raia número 2 vem muito forte Roland Schoeman. Cielo brigando com Bernard, Cielo brigando com Bernard, Cielo brigando com Bernard, Cielo brigando com Bernard! Vamos, Cielo! Vamos, Cielo! Vamos, Cielo! Vamos, Cielo! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro! É ouro do Brasil!”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo